A fotografia mostra a região portuária de uma cidade do Recôncavo Baiano, onde os saveiros eram abastecidos com alimentos destinados à capital da província. O fotógrafo explorou o jogo de reflexos na água, criando uma imagem poética, estruturada por meio das linhas verticais criadas pelos mastros das embarcações. Destaca-se ainda a geometria presente nos vários edifícios da região portuária.
Camillo Vedani trabalhou em Salvador e no Rio de Janeiro entre as décadas de 1850 e 1870, e nos deixou registros urbanos muito instigantes. Ele era quase desconhecido até a descoberta pelo pesquisador Gilberto Ferrez de dois álbuns com fotos de sua autoria. Segundo Maria Pace Chiavari, o álbum relativo a Salvador reúne 14 imagens nas quais Vedani documentou os principais edifícios da cidade, dentre os quais o Teatro São João (posteriormente Teatro Castro Alves) e a Igreja do Bonfim, assim como os registros da incipiente industrialização. Como nota a pesquisadora: “estações de ferro, pontes, estradas em pequenas cidades do interior tornaram-se novos pontos de referência da paisagem urbana. Encontra-se em Florença, nos arquivos Alinari, uma ampla documentação fotográfica realizada nessa mesma época na Itália sobre temas análogos: construção de indústrias, meios de transporte e infra-estruturas em geral.”
Segundo Boris Kossoy, Vedani, além de fotógrafo paisagista, oferecia serviços de professor de italiano e de desenho. Como afirma Chiavari, “a impostação de suas fotos mostra um total domínio da visão espacial, um uso da perspectiva e um conhecimento do desenho geométrico muito apurado“.
Maria Antonia Couto da Silva
30/07/2010
Bibliografia
CHIAVARI, Maria Pace. “O exórdio de uma cultura urbana no Brasil no final do século XIX e início do século XX: a leitura das imagens produzidas pelos fotógrafos italianos presentes naquela época no Brasil.” Atas do I Encontro de História de História da Arte da UNICAMP, Campinas, 2004. Disponível em:
www.unicamp.br/…/atas-IEHA-v3-034-044-maria pace chiavari.pdf
acesso em 30/7/2010.
KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício no Brasil (1833-1910). São Paulo : IMS, 2002, p. 315.
VASQUEZ, Pedro. Mestres da fotografia no Brasil: coleção Gilberto Ferrez. Rio de Janeiro, CCBB, 1995, p. 66.

