A Virgem com o Menino Jesus e S. João Batista Menino. Tondo Pitti

A grandeza heroica que Michelangelo infunde em suas figuras manifesta-se com particular intensidade. A Virgem conquista epicamente o espaço com o ombro direito e sua cabeça rompe os limites da circunferência, enquanto o Menino inclinado sobre o livro intui, quase cinquenta anos antes de sua descoberta, a melancólica majestade do Hércules Farnese*.

Ao contrário do Tondo Taddei*, onde se viu em geral a dívida a Leonardo, o Tondo Pitti suscitou analogias com obras de Jacopo della Quercia, notadamente a figura da Sapienza, na Fonte Gaia do Palazzo Pubblico de Siena.

Tolnay [1943:161] pôs em relação com esse tondo um minúsculo esboço preparatório conservado no Musée Condé de Chantilly*. A posição da Virgem resultaria de uma meditação sobre as diversas articulações entre a Virgem e a Sant´Ana, propostas por Leonardo em seus desenhos e pinturas da Sant´Ana, a Virgem e o Menino, no Louvre.

Mas Michelangelo parece sobretudo inspirar-se em uma Sibila do púlpito de Giovanni Pisano na igreja de Sant´Andrea em Pistoia, sendo esta figura o mais importante ponto de partida para a difícil posição da Virgem no Tondo Pitti.

Parecem ter escapado à crítica as relações do Tondo Pitti com outra obra de Giovanni Pisano, ou de seu círculo imediato: o tondo marmóreo da Virgem com o Menino Jesus*, hoje em Empoli no Museo della Collegiale. Trata-se, em minha opinião, da mais direta referência a Giovanni Pisano em toda a obra de Michelangelo.

Desconhece-se a origem desse notável tondo de Empoli, atribuído por vezes a Tino di Camaino, mas a Giovanni Pisano por Middeldorf-Kosegarten [1969], que o considera obra juvenil e o data dos anos 1270-1275. A atribuição e a datação foram acolhidas por Carli [1977:64].

Nascido após 1450, o comitente da obra, Bartolomeo Pitti, era membro de uma eminente família florentina Residente nas vizinhanças da atual Piazza Pitti. Seu avô havia sido gonfaloniere di giustizia e seu tio avô, Luca Pitti, construíra o célebre palácio que leva o nome da família.

(continua no texto que acompanha o detalhe da obra)

Artista

Michelangelo Buonarroti

Data

1504/1505c.

Local

Florença, Museo Nazionale del Bargello

Medidas

85,8 x 82 cm

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

711 - A Virgem com o Menino Jesus

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *