Alegoria da Sabedoria e da Força

“Este quadro e seu pendant “”Hércules entre o Vício e a Virtude”” * foram pintados por Paolo Veronese volta de 1576 e pertencem ao acervo da Frick Collection, de Nova York. As cópias realizadas por François Boucher de ambos os originais, que integram o acervo do MASP, foram feitas quando eles estavam na coleção que pertencera ao regente da França (Philippe II, duque de Orléans), herdada por seu neto (Louis Philippe de Orléans) e são datadas de a partir de 1752.

Sobre os originais, a monografia de Peter Watson, de 1989, elucidou a trajetória do quadro “”Alegoria da Sabedoria e da Força””, e ao tratar desta também narrou a história da obra “”Hércules entre o Vício e a Virtude””, desde sua criação em Veneza até o destino final na coleção de Nova York. O autor, ao estudar os originais de Veronese, revelou também informações importantes em relação às cópias feitas por Boucher.

O quadro “”Alegoria da Sabedoria e da Força”” pode ser considerado um desdobramento do tema de “”Hércules entre o Vício e a Virtude””. A personagem feminina, que representa a Sabedoria, volta os olhos para o firmamento e tem como atributo o sol que resplandece sobre si. É uma figura sinuosa, que deriva da estatuária antiga.

Sua superioridade sobre o mundo material não é somente sugerida pelo globo terrestre sobre o qual repousa seu pé e pelas riquezas, dispersas ao sol, mas pelo ar pensativo do segundo personagem, Hércules, instavelmente apoiado em sua clave. O pintor inspirou-se, do ponto de vista formal, na escultura intitulada “”Hércules Farnese””, cópia romana de obra provavelmente do escultor grego Lisipo, descoberta em Roma na década de 1540. O herói apresenta-se acompanhado de seus atributos – o manto de Neméia e a clava – e tem um ar melancólico; volta os olhos para o chão, onde estão depositadas riquezas.

(continua no texto que acompanha a imagem, em detalhe)

Artista

BOUCHER, François

Data

1752c.

Local

São Paulo, Museu de Arte de São Paulo

Medidas

223 x 171 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Alegorias e Temas Artísticos Morais e Psicológicos

Período

SÉCULO XVIII

Index Iconografico

70 - HÉRACLES/HÉRCULES e seu ciclo; 70G - Hércules na Encruzilhada e símbolo do triunfo da virtude sobre a força e os poderes mundanos; 1100 - Alegorias Intelectuais e Morais

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *