Registro inventarial: inv. B 210
Esta ânfora ática com figuras negras, assinada por Exékias,
é uma das mais antigas representações da cena de Aquiles
matando com sua lança Pentesileia, rainha das Amazonas, de
cujo seio jorra sangue.
A cena é narrada em textos relativos a episódios sucessivos
aos cantados na Ilíada. A ela aludem brevemente a Epítome da
“Biblioteca” do Pseudo-Apolodoro e as Fabulae 163, de
Higino.
No “Posthomerica” (I, 24-5) de Quinto de Esmirna, poeta do
século III ou IV, encontra-se uma mais detida narrativa do
enfrentamento entre Aquiles e Pentesileia: filha de Ares e
Otrera, Pentesileia mata acidentalmente, numa caça,
Hipólita, tida por sua irmã. Vai então a Troia para que
Príamo a purifique deste ato ominoso. Segundo Heródoto (IV,
117), tratar-se-ia de cumprir um costume das Amazonas,
segundo o qual: “uma jovem não se casa antes de ter matado
um inimigo”.
Após sobrepujar diversos guerreiros gregos, Pentesileia
sucumbe a Aquiles, que fere seu seio direito, não sem se
apaixonar pela beleza da agonizante guerreira.
Tersites, o negativo de Aquiles, covarde e feio guerreiro
por antonomásia, zomba deste sentimento de Aquiles e com a
ponta de sua lança arranca os olhos de Pentesileia para
ultrajar sua beleza. Indignado, Aquiles mata-o e deverá se
purificar deste crime em Lesbos.
Contemporâneo do Pintor de Amasis e ativo entre 540 e 520
a.C., Exékias assina como poteiro e como pintor dois vasos
de figuras negras e como poteiro apenas outros onze vasos.
Aproximadamente 40 vasos são-lhe hoje atribuídos. Cenas da
guerra de Troia e do ciclo troiano em geral constituem sua
temática favorita, tal como sua mais famosa obra, “Ajax e
Aquiles jogando um jogo de tabuleiro”* (Vaticano, Museo
Gregoriano Etrusco, inv. 344) e o “Suicídio de Ajax”*
(Boulogne sur Mer, Château-musée).
Conserva-se de Exékias, sempre no British Museum (inv. B
209), outra ânfora representando Aquiles e Pentesileia, tema
de resto recorrente na cerâmica grega do século V a.C. e no
imaginário grego em geral. Veja-se, por exemplo, a taça de
Vulci de 460c. em Munique, Antikensammlungen (inv. 2688). O
tema retorna em especial na arte helenística do século II
a.C.
O Museo Pio-Clementino conserva um belíssimo relevo de
sarcófago do século III d.C. representando uma batalha de
Amazonas, ao centro da qual se vê a morte de Pentesileia,
tema