Barbara e Hans Schellenberger

Trata-se dos retratos de Hans Schellenberger (1505), um
mercador de Augsburgo que se faz representar aos 25 anos, e
de sua esposa, Barbara Ehem (1507), representada aos 19
anos. A tipologia do duplo retrato em pendant, a
inscrição e as flores que ambos seguram em suas mãos,
asseguram que se trata de um retrato de casamento, ocorrido
em 1506.

Augusburgo, a Augusta regia, como Burgkmair chama sua
cidade natal, é o centro cultural mais desenvolvido e aberto
da Alemanha, desde, no que se refere à pintura, o
estabelecimento nesta cidade de Hans Holbein em 1493.

Pintor e gravurista pertencente a uma família de artistas de
Augsburgo, Hans Burgkmair (1473-1531) firmar-se-á como o
artista mais importante de sua cidade, após um aprendizado
nos ateliês do pai e de Martin Schongauer. Suas primeiras
obras conservadas são justamente retratos, pintados ainda em
finais do século XV, incluído seu duplo autoretrato de 1497,
executado por ocasião de seu casamento.

Aparentemente em 1507, Burgkmair viaja para a Itália
(Veneza, talvez também Milão, Pavia e Florença), de onde
traz um estilo profundamente renovado, de modo que este
duplo retrato constitui um documento final de seu estilo
ainda marcado pela cultura renana de finais do século XV.

Mas já no retrato de Hans Schellenberger, de 1505, adverte-
se um novo tipo de retrato, com a ampliação da linha de
corte até a cintura e a presença tão saliente de um elemento
arquitetônico como o pilar e o arco em diagonal, vagamente
alusivo ao mundo italiano.

Luiz Marques
26/10/2010

Bibliografia
1996 – P. Strieder (et alia), L´Umanesimo artistico e le
scuole cittadine. In, La Pittura Tedesca, Volume I, Milão,
p. 225

Artista

BURGKMAIR, Hans

Data

1505/ 1507

Local

Colônia, Wallraf-Richartz Museum

Medidas

41,5 x 28 cm (cada)

Técnica

Madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C1 - Retratos Pintura

Autor

Luiz Marques

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