Casa da Colônia Santa Leopoldina (detalhe)

(continuação do texto que acompanha a imagem principal)

Das dezesseis fotografias do Espírito Santo feitas por Victor Frond, apenas essa mostra os habitantes locais. Como nota Franceschetto, a abordagem de Frond é sutil. Porém, como afirmar que ele procurou ocultar a realidade local se ele registrou uma habitação paupérrima em meio à floresta, e colonos brancos, negros e mestiços vivendo em grande miséria?

As fotografias das colônias no Espírito Santo integrariam uma espécie de continuação do Brasil Pitoresco, conforme artigos publicados na imprensa da época.

Gostaria de acrescentar que, em relação aos temas abordados, essas fotografias parecem seguir o mesmo padrão das imagens feitas para o Brasil Pitoresco, mostrando vistas panorâmicas, a natureza intocada, as habitações dos colonos e as instituições públicas, como a Santa Casa de Misericórdia, em Vitória.

Maria Antonia Couto da Silva
10/03/2011

Bibliografia:
1980 – C. Ribeyrolles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, [1859].
1998 – L. Segala. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
2004 – J. J. von Tschudi. Viagem à Província do Espírito Santo: imigração e colonização suíça – 1860. Fotografias: Victor Frond. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, p. 81.
2011 – M. A. Couto da Silva. “Um monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861)”. Tese (Doutorado em História da Arte) – UNICAMP, Campinas.

Artista

FROND, Victor

Data

1860

Local

Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional

Medidas

16 x 23 cm

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1514 - Os Trabalhos do Campo; 1518 - A Propriedade Rural e sua Instalações (O Engenho, o Estábulo, etc.); 1526 - A Pobreza Rural; 1600 - Paisagem; 1601 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 878.1822 - Brasil; 82.1840 - Segundo Reinado;

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *