Registro inventarial: inv. 1846.40; R.16; Parker 294
Há uma inscrição: “Micchel Angelo Buonarota”, talvez do século XVII.
O desenho mostra um cavaleiro que lança os cascos de seu cavalo empinado sobre dois infantes caídos, sendo ao mesmo tempo atacado por lanceiros à esquerda e à direita. No frenético dinamismo e violência desta cena, no qual o cavalo é mais sugerido que propriamente desenhado, Frederick Hartt [1971:n.31] via com razão “one of the most powerful battle scenes in Western art”.
Foi sempre notado que este estudo desenvolve um esboço conservado no próprio Ashmolean Museum, Parker 293 recto. Ele foi também considerado como um possível desenvolvimento de um expeditivo esboço* do British Museum (veja: http://www.mare.art.br/detalhe.asp?idobra=3048).
O paralelo com a “Batalha pelo Estandarte” de Leonardo da Vinci é inevitável e não escapou aos estudiosos (Wilde, Hirst, etc.), mas outros, como Tolnay [1943], preferem (incompreensivelmente) desvincular o desenho do cartão da Batalha de Cascina e situá-lo mais tardiamente na carreira do artista.
Assim como Berenson [1938:1556], Hirst [1988/1993:62] acredita que “sua aparência quase impressionista pode ser explicada pela sua destinação. Este episódio foi provavelmente concebido para um plano distante do afresco, talvez à direita do grupo de Banhistas, e seu estilo cursivo pode ser comparado com o que Michelangelo reservava para figuras distantes em suas pinturas”.
Contudo, a técnica mais precisa e a própria lógica cênica de outro estudo para a Batalha de Cascina no próprio Ashmolean Museum – “Cavaleiro arremessando a lança”* – induz a pensar que cenas de batalhas envolvendo cavaleiros podiam-se destinar também a planos mais próximos do afresco.
Há uma cópia antiga deste desenho na Accademia de Veneza. Em 1866 ou 1867, Sir Edward Burne-Jones copia-o parcialmente em seu caderno de desenhos, conservado no Fitzwilliam Museum de Cambridge, inv. 1070-2.
Luiz Marques
02/02/2011
Bibliografia
1903-1938 – B. Berenson, The Drawings of the Florentine Painters. 3 vol. Chicago, vol. 3, 1938, n. 1556.
1971 – F. Hartt, Michelangelo Drawings. New York: Harry N. Abrams, n.31.
1988 – M. Hirst, Michelangelo and his Drawings. New Haven, Londres: Yale Univ. Press. Tradução italiana, Michelangelo, I disegni. Turim: Einaudi, 1993, p.62
2007 – P. Joannides, The Drawings of Michelangelo and his Followers in the Ashmolean Museum. Cambridge University Press, p. 78