Dânae

Localização inventarial: inv. n. S 83971

Sobre a história de Júpiter e Dânae, baseda em Ovídio (Met IV, 607), ver comentário à Dânae* de Jan Gossaert.

Encomendada pelo Cardeal Alessandro Farnese, a obra começara como uma réplica da Vênus de Urbino*. à qual Tiziano, segundo Giovanni della Casa, empresta o semblante de uma amante do Cardeal, uma cortesã de nome Angela, cujo retrato fora esboçado ad hoc por Giulio Clovio. Tal prática de emprestar os traços de uma cortesã a uma figura mitológica era consagrada por uma passagem de Plínio (XXXV, 119) relativa ao pintor Aurelio, “famoso em Roma pouco antes do divino Augusto”.

A certa altura da execução, como revela o raio-x, Tiziano distancia-se da Vênus de Urbino para se aproximar de uma posição próxima do cartão da Leda* de Michelangelo, o que não terá escapado ao artista, pois na Descrizione dell´Opere di Tiziano, Giorgio Vasari (1568) escreve:

Michelangelo e Vasari foram um dia ver Tiziano no Belvedere [do Vaticano], e viram um quadro que tinha então pintado, com uma mulher nua, figurada como uma Dânae, que recebia no colo Júpiter transformado em chuva de ouro, e teceram-lhe, como se faz em presença do artista, muitos louvores. Comentando, depois, a fatura de Tiziano, Buonarruoti elogiou-a bastante, dizendo que muito lhe agradava seu colorido e sua maneira, mas que era uma pena que em Veneza não se aprendesse desde o princípio a desenhar bem e que não tivessem seus pintores melhor modo no estudo: ´De modo que – disse ele – se este homem tivesse sido um pouco ajudado pelo ofício e pelo desenho, como o é pela natureza, e sobretudo na representação do modelo vivo, não se poderia fazer nem mais, nem melhor, tendo ele belíssimo espírito e uma maneira muito bela e vívida.

A Dânae de Tiziano parece uma resposta à Leda de Michelangelo, assim como a Vênus e Cupido* desenhada por este em 1532 sugere uma resposta florentina ao protótipo da Vênus de Giorgiorne e Tiziano.

Luiz Marques
21/05/2010

Artista

TIZIANO Vecellio

Data

1544/ 1545

Local

Nápoles, Museo e Gallerie Nazionali di Capodimonte

Medidas

120 x 172 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

12Jupx - Os Amores de Júpiter (Zeus); 12JupxDân - Júpiter e Dânae

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *