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Título da Obra:  Anuncia‡Æo com Santo Em¡dio
Artista:   CRIVELLI, Carlo
Index Iconográfico:  606A - Anuncia‡Æo, Nascimento e Infƒncia de Jesus Cristo;
606A1 - Anuncia‡Æo; 806 - Imagens e Ciclos Biogr ficos de
santos; 806Emid - Santo Em¡dio
Técnica:   Tˆmpera e ¢leo s/ madeira transferido sobre tela
Data:   1486
Período Histórico:   30 - SCULO XV
Dimensões:  207 x 146,7 cm
Local:   Londres, National Gallery
Texto:   Registro inventarial: inv. NG 739

Assinada e datada: "Opus Caroli Crivelli Veneti 1486".
Embaixo, a inscri‡Æo: "Libertas ecclesiastica"

A composi‡Æo pintada a tˆmpera e a ¢leo representa uma cena
citadina, descentrada e verticalmente partida em duas
se‡äes. Na se‡Æo direita, vˆ-se uma magn¡fica arquitetura em
dois andares, t¡pica residˆncia suntuosa do s‚culo XV,
presente em muitas pinturas do per¡odo.

No andar de baixo, a Virgem, ajoelhada em frente a um
p£lpito com um livro de horas, de bra‡os postos, recebe a
colomba do Esp¡rito Santo que, percorrendo um raio de luz
originado em um extravagante c‚u noturno, penetrou em seu
aposento por um orif¡cio na frisa, evidente met fora da
fecunda‡Æo m¡stica (Lucas 1, 26-38).

No andar de cima, h  uma loggia com um forro decorado
por cassettoni de diversos padräes e cores, adornada
por relevos de putti em p¢rfiro … antiga, um tapete
persa, um pavÆo, s¡mbolo da ressurrei‡Æo, e dois outros
p ssaros, um deles em uma gaiola, al‚m de vasos ornamentais.

· esquerda, exibem-se arquiteturas com algumas personagens,
ladeando uma estreita rua desembocando em um arco e sugada
por uma vertiginosa perspectiva. Nela encontram-se uma
crian‡a e alguns franciscanos no topo de uma escada e, em
animado col¢quio com o anjo Gabriel da Anuncia‡Æo, S.
Em¡dio, m rtir do s‚culo IV (supostamente martirizado em
309), bispo e padroeiro de Ascoli Piceno, nas Marche, cidade
cujo modelo ele traz nas mÆos.

Ambos estÆo ajoelhados diante da grade da janela, ela tamb‚m
em ostensiva perspectiva, a contemplar a Virgem anunciada em
seu t lamo. O vivido col¢quio entre o anjo e o santo bem
corresponde … sua fun‡Æo de protetor da cidade contra a
peste, os terremotos e as guerras.

A iconografia ‚ conhecida. Trata-se da celebra‡Æo do decreto
pontif¡cio "Libertas Ecclesiastica", pelo qual a cidade de
Ascoli Piceno, entÆo pertencente ao Estado Pontif¡cio, obt‚m
o privil‚gio, requerido em 1481, de usufruir de maior grau
de autonomia pol¡tica. A not¡cia de que tal requisi‡Æo fora
deferida por Sixto IV chegou … cidade no dia 25 de mar‡o de
1482, dia da Festa da Anuncia‡Æo, de onde a fusÆo na pintura
das duas comemora‡äes, a religiosa e a c¡vica. Assim, …
presen‡a de S. Emig¡dio em baixo, corresponderia, segundo
Lightbown, a do not rio de Ascoli Piceno, Antonio Benincasa,
recebendo sobre a arcada a carta de outorga da relativa
liberdade comunal.

A destina‡Æo original da obra era a igreja franciscana da
Santissima Annunziata em Ascoli Piceno, de onde a presen‡a
acima mencionada de franciscanos, homenagem igualmente ao
franciscano Giovanni della Rovere, papa Sixto IV. Outra obra
de mesmo tema, encomendada em 1484 a Pietro Alemanno, um
seguidor de Crivelli, destinava-se a decorar o Palazzo
Comunale da cidade.

A obra traz, embaixo, da esquerda para a direita, as armas
de Prospero Caffarelli, bispo de Ascoli Piceno entre 1464 e
1500, de Giovanni Batista Cybo, papa Inocˆncio VIII de 1484
a 1492, e da cidade de Ascoli Piceno. Ela valeu a Carlo
Crivelli (1430-1493/1495) o t¡tulo de ®Cavaliere¯ a ele
outorgado pelo pr¡ncipe de C pua, Senhor de Ascoli Piceno.

Com as supressäes napole“nicas, a Anuncia‡Æo de Crivelli foi
enviada a MilÆo e alocada na Pinacoteca da Accademia di
Brera. Nela nÆo vendo maior interesse, a institui‡Æo trocou-
a no mercado antiqu rio por um quadro entÆo atribu¡do a
Caravaggio, mas hoje considerado apenas uma deriva‡Æo.
Adquirida por Lord Taunton, a obra-prima de Crivelli foi por
ele ofertada em 1864 … National Gallery de Londres.

Esta incompreensÆo do Museu milanˆs nÆo deve surpreender
pois Carlo Crivelli, considerado hoje um dos mais
fascinantes pintores da It lia adri tica no s‚culo XV,
permaneceria at‚ a segunda metade do s‚culo XIX um completo
desconhecido, nÆo sendo sequer mencionado na literatura de
seu s‚culo, e nem mesmo nas "Vidas" de Giorgio Vasari.

Luiz Marques
10/02/2012


Bibliografia:
1995 - C. Baker, T. Henry, The National Gallery. Complete
Illustrated Catalogue. Londres, p. 162
2004 - R. Lightbown, Carlo Crivelli. Yale University Press,
pp. 337-344
2011 - G. Horv th, "Rephrased, Relocated, Repainted: visual
anachronism as a narrative device". Image and Narrative, 12,
4, pp. 4-18
http://www.imageandnarrative.be/index.php/imagenarrative/art
icle/viewFile/181/145

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