Forro da Sacristia da Igreja Jesuítica da Casa-Colégio da Madre de Deus

“Forro da sacristia da Igreja jesuítica da Casa-Colégio de Nossa Senhora da Madre de Deus em Vigia no interior do Pará. Teto repartido em quatro caixotões de grandes dimensões com pinturas a óleo e emblemas compondo alegorias marianas da escritura. Os quatro emblemas marianos contam com as seguintes inscrições: Electa ut Sol (“”Eleita como o sol””); Pulchra ut Luna (“”Bela como a Lua””); Stella Matutina (“”Estrela da Manhã””); e Stella Maris (“”Estrela do Mar””). A pintura do forro da sacristia não é mencionada no Inventário (ARSI, Brasiliae 28) elaborado em razão da expulsão dos jesuítas da Amazônia, ocorrida no ano de 1759.

Renata Maria de Almeida Martins
15/02/2010

Bibliografia:

LEITE, Serafim S.J. História da Companhia de Jesus no Brasil (1938). Lisboa / Rio de Janeiro: Livraria Portugália / Instituto Nacional do Livro: 1943 t. III, pp. 340-341.

MÂLE, Emile. L´Art Religieux de la fin du XVI siècle, du XVII siècle et du XVIII siècle: étude sur l´iconographie après le Concile de Trente, Italie-France-Espagne-Flandres. Paris: Librarie Armand Colin, 1972 (1ª ed., Paris, 1932).

MARTINS, Renata Maria de Almeida. “”Tintas da Terra, Tintas do Reino: Arquitetura e Arte nas Missões Jesuíticas do Grão-Pará””. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, São Paulo, 2009, 2v. (Tese de Doutorado).

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. “”A Epopéia Jesuítica no Amazonas e sua obra arquitetônica e escultórica””. In: FELIZ LUSITÂNIA – MUSEU DE ARTE SACRA DO PARÁ. Belém: SECULT, 2005, pp. 77-92.

Documentação Primária:

ARSI – Archivum Romanum Societatis Iesu, BRASILIAE 28, CATALOGUS MARAGNONENSE, INVENTÁRIO DA IGREJA DA CASA-COLÉGIO DA MADRE DE DEUS EM VIGIA NO GRÃO-PARÁ, 1760-1768, f. 15v.

Artista

Companhia de Jesus, Anônimo

Data

1701século XVIII

Local

Vigia (PA), Igreja de N. Senhora da Madre de Deus

Medidas

12,00 x 8,30 m

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

71 - PERÍODO COLONIAL NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

500 - Decorações de tetos, abóbodas, paredes e pavimentos: emblemas, motivos geométricos, cosmatescos, etc.

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *