Gamboa e Caju

“Nessa fotografia Leuzinger explora o contraste entre as construções em primeiro plano e a água e as montanhas envoltas em névoa, no plano de fundo, um procedimento presente também em *””Igreja de Santa Luzia”” (1865).

A Saúde, a Gamboa e o Caju eram bairros de comércio portuário, muito movimentados na época. Como nota Pedro Vasquez, a foto foi tirada do Morro do Livramento, local onde nasceu o escritor Machado de Assis. Para Lúcia Miguel Pereira, autora de uma biografia do escritor, as cenas e os lugares da infância “”nunca mais se lhe apagaram da memória. A Saúde, a Gamboa, São Cristóvão e os morros adjacentes vivem-lhe na obra. Notadamente em `Memórias Póstumas de Brás Cubas`””.

O fotógrafo foi um dos primeiros a realizar uma coleção de vistas do Rio de Janeiro, Niterói e também das cidades das regiões serranas fluminenses. Em suas fotos, mantém diálogo com a tradição da pintura do período. Leuzinger participou da Exposição Nacional de 1866, da qual foi membro do júri oficial o pintor Victor Meirelles. Meirelles analisou, entre outros, os trabalhos de Leuzinger, destacando neles a “”nitidez, vigor e fineza dos tons””. O pintor comentou que algumas fotografias pareciam trabalhos artísticamente estudados que poderiam, assim como as gravuras, servir de estudo aos artistas que se dedicavam “”à arte bela da pintura de paisagem”” no Brasil.

Maria Antonia Couto da Silva
10/07/2010

Bibliografia:

MEIRELLES, Victor. Relatório da II Exposição Nacional de 1866. Boletim do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte e Fotografia do Departamento de Artes Plásticas ECA-USP. São Paulo, n.1, 2006, p.11.

PEREIRA, Lúcia Miguel. Machado de Assis. São Paulo : EDUSP; Belo Horizonte : Itatiaia, 1988, p. 34.

VASQUEZ, Pedro. Mestres da fotografia no Brasil: coleção Gilberto Ferrez. Rio de Janeiro, CCBB, 1995, p. 62.

Artista

LEUZINGER, George

Data

1865c.

Local

Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles

Medidas

19,4 x 24,4 cm

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1603 - Paisagem urbana

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *