Hércules entre o Vício e a Virtude (detalhe 2)

(continuação do texto que acompanha a imagem, detalhe n. 1)

A representação do quadro de Veronese teria como base uma versão do mito relatada na “Vida de Apolônio de Tiana”, escrita por Filóstrato. O texto teve a primeira tradução latina impressa em 1501 e tornou-se muito conhecido no início do século XVI. Filóstrato opõe a Volúpia, ornada com colares de ouro, cabelos cuidadosamente trançados e calçando sandálias de ouro, à Virtude, que tem os pés descalços e um aspecto negligente.

Como nota ainda Panofsky, entre os textos antigos, Filóstrato é a única fonte em que encontramos o motivo das duas mulheres que tentam puxar Hércules, efetivamente, cada uma para seu lado, procurando convencê-lo não só pelas palavras e pelo olhar, como aparece na descrição de Xenofonte, mas também por meio de gestos e até da força.

Em seu ensaio, Panofsky demonstrou que o quadro “Hércules entre o Vício e a Virtude” foi realizado com muita liberdade em relação à iconografia utilizada pelos artistas anteriores a Veronese.

20/04/2011
Maria Antonia Couto

Bibliografia:
1989 – P. Watson. Wisdom and Strength. New York, Doubleday.
1998 – L. Marques (coord.) Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo, Prêmio Editorial.
1999 – E. Panofsky. Hércules entre o Vício e a Virtude. Paris, Flammarion.
2003 – M. A. Couto da Silva, “As cópias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo”. (Dissertação de mestrado), IFCH, UNICAMP, (Prof. Dr. Luiz Marques), Campinas.

Artista

BOUCHER, François

Data

1752c.

Local

São Paulo, Museu de Arte de São Paulo

Medidas

223 x 171 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Escultura

Tema

Alegorias e Temas Artísticos Morais e Psicológicos

Período

SÉCULO XVIII

Index Iconografico

70 - Héracles / Hércules e seu ciclo; 70G - Hércules na Encruzilhada e símbolo do triunfo da virtude sobre a força e os poderes mundanos

Autor

Luiz Marques

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