(continuação do texto que acompanha a imagem, detalhe n. 1)
A representação do quadro de Veronese teria como base uma versão do mito relatada na “Vida de Apolônio de Tiana”, escrita por Filóstrato. O texto teve a primeira tradução latina impressa em 1501 e tornou-se muito conhecido no início do século XVI. Filóstrato opõe a Volúpia, ornada com colares de ouro, cabelos cuidadosamente trançados e calçando sandálias de ouro, à Virtude, que tem os pés descalços e um aspecto negligente.
Como nota ainda Panofsky, entre os textos antigos, Filóstrato é a única fonte em que encontramos o motivo das duas mulheres que tentam puxar Hércules, efetivamente, cada uma para seu lado, procurando convencê-lo não só pelas palavras e pelo olhar, como aparece na descrição de Xenofonte, mas também por meio de gestos e até da força.
Em seu ensaio, Panofsky demonstrou que o quadro “Hércules entre o Vício e a Virtude” foi realizado com muita liberdade em relação à iconografia utilizada pelos artistas anteriores a Veronese.
20/04/2011
Maria Antonia Couto
Bibliografia:
1989 – P. Watson. Wisdom and Strength. New York, Doubleday.
1998 – L. Marques (coord.) Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo, Prêmio Editorial.
1999 – E. Panofsky. Hércules entre o Vício e a Virtude. Paris, Flammarion.
2003 – M. A. Couto da Silva, “As cópias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo”. (Dissertação de mestrado), IFCH, UNICAMP, (Prof. Dr. Luiz Marques), Campinas.