Esta obra, a mais representativa da curta produção conservada do pintor cubano José Joaquín Tejada, recria uma cena citadina onde populares conferem os resultados da loteria num cartaz colado na parede.
Uma esquina de uma cidade espanhola, onde o artista se encontrava após obter um bolsa de estudos do “Ayuntamiento de Santiago de Cuba”, sua cidade natal, é o cenário da anedota. Os personagens possuem elementos identificadores de seus diferentes tipos sociais ou ofícios.
A pintura de Tejada, de evidente pertinência à tradição pictórica espanhola, é reconhecida pela historiografia dentro da temática costumbrista (tipos e costumes). La lista de la lotería, também conhecida como La confronta pode ser vista como a mais importante obra de grande formato deste artista, a partir da qual o intelectual cubano José Martí o qualifica muito precocemente como uma promessa da pintura cubana, elogiando-lhe por não ter na sua criação “pinceles para los vanos y culpables de la tierra, sino loar para adoloridos y criadores”.
Formado na “Academia Provincial de Bellas Artes de Santiago de Cuba”, de que se tornará diretor, Tejada viaja longamente à Europa para completar seus estudos, passando por países como Espanha, Itália, França e Holanda, para terminar seu percurso nos Estados Unidos, onde sua obra é exposta em New York. A notoriedade alcançada através do pincel levam-no a representar um importante papel na vida cultural na Ilha onde ocupa o cargo de “Presidente da Asociación Artística de Oriente”, membro da “Academia de Artes y Letras” e promotor principal do “I Congreso de Arte”. Na atualidade, a Academia de Belas Artes de Santiago de Cuba leva seu nome.
Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
03/05/2010
Bibliografia
GORRITY Mayol, Raúl. Guía de estúdios: Panorama de la cultura cubana. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. 1982. P. 125.