La lista de la lotería ou La confronta

Esta obra, a mais representativa da curta produção conservada do pintor cubano José Joaquín Tejada, recria uma cena citadina onde populares conferem os resultados da loteria num cartaz colado na parede.

Uma esquina de uma cidade espanhola, onde o artista se encontrava após obter um bolsa de estudos do “Ayuntamiento de Santiago de Cuba”, sua cidade natal, é o cenário da anedota. Os personagens possuem elementos identificadores de seus diferentes tipos sociais ou ofícios.

A pintura de Tejada, de evidente pertinência à tradição pictórica espanhola, é reconhecida pela historiografia dentro da temática costumbrista (tipos e costumes). La lista de la lotería, também conhecida como La confronta pode ser vista como a mais importante obra de grande formato deste artista, a partir da qual o intelectual cubano José Martí o qualifica muito precocemente como uma promessa da pintura cubana, elogiando-lhe por não ter na sua criação “pinceles para los vanos y culpables de la tierra, sino loar para adoloridos y criadores”.

Formado na “Academia Provincial de Bellas Artes de Santiago de Cuba”, de que se tornará diretor, Tejada viaja longamente à Europa para completar seus estudos, passando por países como Espanha, Itália, França e Holanda, para terminar seu percurso nos Estados Unidos, onde sua obra é exposta em New York. A notoriedade alcançada através do pincel levam-no a representar um importante papel na vida cultural na Ilha onde ocupa o cargo de “Presidente da Asociación Artística de Oriente”, membro da “Academia de Artes y Letras” e promotor principal do “I Congreso de Arte”. Na atualidade, a Academia de Belas Artes de Santiago de Cuba leva seu nome.

Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
03/05/2010

Bibliografia

GORRITY Mayol, Raúl. Guía de estúdios: Panorama de la cultura cubana. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. 1982. P. 125.

Artista

TEJADA, José Joaquín (1867/1943)

Data

1893

Local

Santiago de Cuba, Museo Emilio Bacardi Moreau

Medidas

200 x 300 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1350 - A Vida Urbana (A Via e os Espaços Públicos)

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *