Largo do Paço

Camillo Vedani registrou uma rara vista do Largo do Paço, visto a partir da Rua Direita, que evidencia o lugar descrito por Charles Ribeyrolles como “árido, calcinante, sem um arbusto, sem uma simples cobertura”, onde apenas o chafariz oferecia alguma sombra. A questão da falta de vegetação na cidade do Rio de Janeiro foi bastante debatida nos jornais desde o fim da década de 1858 e está presente no texto de Ribeyrolles que comentou: “Às vezes, nos dias tórridos de estio, a cidade é como uma cuba escaldante e o próprio negro procura abrigo. Onde achar o fresco, a brisa, a sombra? Não há árvores, não há galerias nas grandes praças“.

Em 1858, o fotógrafo Victor Frond documentou o local de outro ângulo e com um ponto de vista aproximado mostrando o Paço Imperial, o antigo convento do Carmo (na época, sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB), a Catedral do Monte do Carmo e a igreja da Ordem Terceira do Carmo (*ver a litografia de mesmo título que ilustra o álbum “Brasil Pitoresco”).

A desolação do lugar devia-se à sua utilização para a realização de solenidades e para a movimentação dos soldados que escoltavam o imperador. Como nota Pedro Vasquez “desconcertantemente moderna, essa imagem se estrutura em torno do vazio central delineado pelo triângulo formado pelo calçamento de pé-de -moleque“.

Pouco de sabe sobre o Camillo Vedani, fotógrafo paisagista, que trabalhou em Salvador entre 1860 e 1865, mudando-se posteriormente para o Rio de Janeiro, e que nos deixou belos registros urbanos. Ele era quase desconhecido até a descoberta pelo pesquisador Gilberto Ferrez de dois álbuns de fotos de sua autoria.

Maria Antonia Couto da Silva
28/07/2010

Bibliografia

FERREZ, Gilberto. Bahia: velhas fotografias: 1858-1900. 2. ed. Rio de Janeiro: Kosmos; Salvador: Banco da Bahia Investimentos, 1999.

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980, v.1 p. 190.

VASQUEZ, Pedro. Mestres da fotografia no Brasil: coleção Gilberto Ferrez. Rio de Janeiro, CCBB, 1995, p. 66.

Artista

VEDANI, Camillo

Data

1865

Local

Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles

Medidas

16,7 x 23,4 cm.

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras, 1603 - Paisagem urbana, 1604 - Paisagem devastada

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *