Charles Nègre realizou uma série de fotografias sobre o tema
“Ramoneurs em marche” (Limpadores de chaminés caminhando),
deliberadamente posadas, que nos informam sobre o interesse
do fotógrafo e pintor sobre a representação do movimento.
Nègre obteve a colaboração dos retratados, talvez da mesma
família, que aceitaram posar provavelmente no outono de
1851, diante do domicílio do fotógrafo, em diversas poses:
sentados, em pé e caminhando. Esse trabalho era exercido
também por crianças, e Nègre fez vários registros de
atividades desempenhadas por estas em ambiente urbano.
A fotografia foi apresentada em uma reunião da Société
Héliographique em 1852. O crítico Charles Bauchal comentou a
imagem em uma edição do jornal “La Lumière” do mesmo ano:
“Três pássaros, anunciando com um grito monótono a
proximidade do inverno. Eles seguem o parapeito de um cais
de Paris, onde o sol se põe, e alonga suas sombras”.
Na opinião de Bauchal, o pintor “Murillo renasce nessa
pequena cena ingênua, pitoresca e surpreendente”.
Como nota James Borcoman, os personagens estão voltados para
o leste e, portanto, é o sol da manhã que projeta suas
sombras. A cena foi registrada pelo fotógrafo no início do
dia. A luz brilhante evoca o dia que nasce. A fotografia
provavelmente serviria como estudo para um quadro do
artista. A assinatura em três das quatro imagens indica que
Nègre considerou a fotografia com valor estético em si
mesma.
Todas as fotografias da série apresentam uma simplificação
do plano de fundo, obtida por meio da manipulação dos
negativos. O objetivo de Nègre, seguindo preceitos da
pintura, era distinguir mais claramente o ponto central da
imagem.
Para Borcoman, a fotografia poderia ter inspirado o pintor
Daumier no quadro “Une Blanchisseuse” (Uma Lavadeira), de
1863, do Musée D´Orsay, pelo tratamento dos volumes e
na maneira de representar o plano de fundo.
Maria Antonia Couto da Silva
13/09/2011
Bibliografia:
1852 – C. Bauchal. Soirée photographique, dans “La Lumiére”,
vol. 2, 29 mai, pp. 90-91.
1976 – J. Borcoman. Charles Nègre: 1820-1880. Ottawa:
National Gallery of Canada.
2006 – Honoré Daumier. La blanchisseuse. Site do Musée
D´Orsay: www.musee-orsay.fr/fr/collections/oeuvres-
commentees/recherche/commentaire/commentaire_id/la-
blanchisseuse-158.html?no_cache=1