O Monumento a José de Alencar localiza-se na Praça José de Alencar na cidade do Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1897. Segundo a Gazeta de Notícias a idéia de erigi-lo foi proposta pelos redatores do jornal O Monitor Sul Mineiro, em especial por Evaristo da Veiga.
A família Veiga então entrou em contato com a redação da Gazeta de Notícias, que popularizou a idéia, divulgando a abertura de uma subscrição popular para o monumento a ser erguido na cidade do Rio de Janeiro e publicando notas referentes aos donativos realizados. A campanha permitiu o assentamento do pedestal do monumento. Em 1891 um grande concerto foi organizado para angariar fundos e possibilitar a fundição do monumento no exterior.
Por ocasião de sua inauguração a imprensa ressalta a circunstância que a obra artística é de escultor brasileiro. Tratava-se da primeira homenagem no campo monumental a um escritor realizada no Brasil.
Destacamos a fala de Olavo Bilac, encarregado de fazer a homenagem ao escultor, que comenta a representação de José de Alencar presente no monumento:
“Bernardelli deu a José de Alencar (mais conhecido ainda hoje como político do que como romancista) a mais bella e duradoura das consagrações, já agora é possível que a profissão das letras mereça mais respeito, uma vez que o povo está vendo que um homem de letras merece também a homenagem devida aos heroes e aos benfeitores da pátria.”
(continua no texto que acompanha a imagem 2)