Palácio Imperial em Petrópolis

Nessa fotografia Victor Frond registrou, no plano de fundo, o que seria o tema central dessa imagem, a residência da família imperial em Petrópolis.

Em primeiro plano, o olhar do espectador percorre o caminho que leva ao Palácio, fotografado em diagonal. Podemos observar as fachadas de habitações modestas em meio a outras mais bem elaboradas, com dois pavimentos.

Na rua estão presentes algumas pessoas, dentre as quais, provavelmente, alguns escravos, em seus afazeres diários, personagens inseridos pelo litógrafo para “animar” a cena.

A construção do palácio foi iniciada em 1845 e o projeto original é do engenheiro germânico, Júlio Frederico Koeler, superintendente da Fazenda Imperial. Após sua morte, o projeto ficou sob a responsabilidade dos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo.

Como nota Lilia Schwarcz, o local possuía na época algumas fazendas isoladas e uma trilha que conduzia a Minas Gerais, e que deu origem à Estrada de Ferro União e Indústria.

O projeto de Koeler incluía a construção de uma igreja em homenagem a São Pedro de Alcântara, santo de devoção da família, e um cemitério. Para incentivar o povoamento da região foi criada uma colônia agrícola. Imigrantes alemães, contratados inicialmente para trabalharem na construção da ferrovia, fixaram residência e iniciaram pequenas lavouras, contribuindo assim para o povoamento do local.

(continua no texto que acompanha a imagem em detalhe)

Artista

FROND, V. (fotografia); CICÉRI, E. (litografia)

Data

1858/1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

878.1822 - Brasil; 882.1840 - Segundo Reinado; 1380 - A Residência e a Família Aristocrática; 1601 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1350 - A Vida Urbana (A Via e os Espaços Públicos)

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *