Passeio Público, Salvador, Bahia

A litografia foi realizada para ilustrar o livro “Brasil Pitoresco”, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado entre 1859 e 1861. As fotografias foram utilizadas como base para as litografias realizadas na Maison Lemercier, em Paris. De acordo com o projeto inicial, os autores do livro iriam percorrer a Bahia e Pernambuco. O falecimento de Ribeyrolles, em 1860, limitou o percurso ao Rio de Janeiro. A publicação trouxe, entretanto, algumas imagens da Bahia, as quais, segundo alguns estudiosos, seriam de autoria do fotógrafo Benjamin Mulock.

Até recentemente, não eram conhecidas fotografias originais de Victor Frond. Em 1994, pesquisadores identificaram sete tiragens de fotografias muito semelhantes às ilustrações do álbum “Brasil Pitoresco”, pertencentes ao acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

As fotografias de Frond realizadas para o referido álbum permitem analisar qual o grau de intervenção dos gravadores na transcrição da fotografia para a litogravura. Como nota Pedro Vasquez, “neste caso, a interferência foi enorme: todos os passantes foram acrescentados pelo artista gráfico, não constando da fotografia original. Isto ocorria porque, em virtude do longo tempo de exposição então requerido, os objetos em movimento não eram registrados nos negativos – ou apareciam como um borrão indistinto. Assim, para não apresentar imagens desoladas e desérticas, os gravadores costumavam acrescentar os passantes por conta própria, ou quiçá por recomendação expressa do fotógrafo“. Victor Frond, como editor, teria acompanhado de maneira criteriosa a transcrição das fotografias para a litogravura.

Devemos observar os trajes das pessoas, copiados de álbuns de tipos europeus, e a grande qualidade técnica da gravura: a suavidade no emprego do claro/escuro, a luminosidade da paisagem e o cuidado em detalhes como os da murada do Passeio Público.

Maria Antonia Couto da Silva
04/08/2010

Bibliografia

O OLHAR distante. MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, São Paulo, SP. O olhar distante. São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.

VASQUEZ, Pedro. Mestres da fotografia no Brasil: coleção Gilberto Ferrez. Rio de Janeiro, CCBB, 1995, p. 54.

VASQUEZ, Pedro. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003, p. 55.

Artista

FROND, V. (fotografia); BENOIST, Ph. (litografia)

Data

1858-1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

24,9 x 31,6 cm

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1603 - Paisagem urbana

Autor

Maria Antonia Couto

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