“Registro inventarial: inv. 8226
No registro superior, vê-se Andrômeda coroada, trajando
vestes suntuosas, os braços abertos e os pulsos atados a
dois troncos. Ela é ladeada por seus pais, Cassíope e Cefeu,
rei da Etiópia. Cefeu com um cetro ou cajado traz à cabeça
um chapéu exótico, denotando a localização remota de seu
reino e olha sua filha com aflição; Cassíope está sentada
sobre uma cratera, com a cabeça reclinada e apoiada na mão
direita em posição que denota melancolia. Ambos são
acompanhados por um séquito. Nota De Caro que a posição de
Andrômeda conserva ecos do incipit da tragédia
Andrômeda de Eurípedes, conservada apenas em fragmentos.
No registro intermediário, um animal semelhante a uma
lagosta e conchas indicam o ambiente marinho. No registro
inferior, entre Nereidas que assistem ao combate cavalgando
hipocampos, Perseu desfere o golpe mortal no monstro, sendo
já coroado por uma Niké.
O pintor deste loutrophoros (vaso de água para banho)
com figuras vermelhas, proveniente de um hipogeu descoberto
em 1851 em Canosa, na Apúlia, é identificado com o Pintor de
Dario, nome derivado de sua obra epônima, uma cratera com
figuras vermelhas, chamada “”Vaso dos Persas”” na qual se
representa o rei persa, Dario. Ativo provavelmente em
Taranto, trata-se do último dos grandes decoradores de vasos
da Apúlia.
Luiz Marques
22/06/2011
Bibliografia:
1994 – S. De Caro, Il Museo Archeologico Nazionale di
Napoli. Nápoles: Electa, p. 80″