Raquel

Este retrato de Domingo Ravenet, artista reconhecido pela crítica como uma das vozes mais importantes da vanguarda cubana, apresenta uma temática recorrente da pintura moderna em Cuba, ou seja a re-incorporação do retrato como gênero pictórico a partir de uma mudança nos referentes.

É possível dizer que durante o século XIX cubano o retrato tem uma posição destacada na pintura, tendo como centro de interesse as mais importantes figuras da aristocracia nacional. Durante os anos 1920 a 1940, período em que se desenvolve a primeira e a segunda geração das vanguardas, o retrato terá como centro de atenção os amigos e familiares de Ravenet, que se exercita no retrato psicológico, relegando a segundo plano os detalhes por assim dizer externos.

Numerosos são os retratos femininos de Ravenet, com o fundo ocupado por elementos imaginários. Raquel retratada pelo artista com a cabeça ligeiramente inclinada, com uma paleta de tons terrosos e suavemente iluminada por uma luz zenital que lhe confere volume, foi construída a partir de uma pincelada solta e levemente empastada. É pelo olhar que o pintor caracteriza sua modelo, sua passividade e serenidade.

O cavalo, cuja presença não chega a ser inverossímil, evoca no espectador, fundamentalmente a través do olhar que se perde na distancia, a ideia de se tratar de um segundo retrato de Raquel, de ser esse animal cuidadosamente delineado que permanece entre a sombras, a forma que contém a verdadeira essência da mulher que ocupa o primeiro plano.

Ravenet é considerado um dos grandes mestres da arte cubana, durante sua vida explorou os mais diversos caminhos tanto da criação artística quanto da produção intelectual. Foi professor, publicou textos sobre arte, realizou curadorias, e se empenhou profundamente na divulgação da arte.

Como artista trabalhou a escultura em metal, chegando a realizar vários monumentos públicos tanto em Cuba como em outros países, trabalhou a cerâmica, realizou pintura mural em afresco, ilustrações para diversas publicações e gravados.

Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
15/05/2010.

Artista

RAVENET Esquerdo, Domingo

Data

1940- 1945

Local

Coleção Particular

Medidas

100 x 150 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

* Selecione um item e clique Pesquisar

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *