Esta paisagem de inspiração onírica do pintor cubano Tomás Sanchez é uma sorte de resumo da produção do artista nas ultimas três décadas, nas que o artista tem realizado uma nova leitura da paisagem como gênero pictórico, amparado nas mais convencionais técnicas e suportes da pintura acadêmica. Considerado por alguns como um hiper-realista, Sanchez se apoia na fotografia de paisagem para a realização de suas obras, “Relación”, paisagem idealizada propõe ao espectador uma visão de três mundos ou se se quer de três estados em que a água é o componente principal. Dividido em três planos de cor dos tons de azul e o verde inicial a obra se constrói a partir de duas figuras geométricas que aportam a mesma ritmo e continuidade, em quanto os três planos de cor formam rectângulos o centro dos mesmos é ocupado por circunferências estabelecendo nas duas primeiras instancias uma relação entre a terra e água que passará no ultimo requadro a seu estado gasoso em forma de nuvem. A estrema simplicidade da construção, a sequencia dos planos dadas pela sutil variação dos tons da cor, conjuntamente com o nível de detalhes que conformam a exuberante floresta do primeiro plano e a monumentalidade da obra, se complementam para dar a mesma uma enorme força comunicacional de lirismo poético, dando nova vida a um gênero que parecia se extinguir inexoravelmente. “Relación” tal como todas as obras do pintor se apresentam ao espectador com um convite a introspecção reflexiva.
Tomás Sanchez, formado na Academia de San Alejandro em Havana (1964/1966), é considerado um dos artistas mais importantes da plástica cubana atual, sua obra tem sido exibida em mais de 20 países e forma parte hoje de importantes coleções internacionais. A obra de Tomás Sanchez de alto conteúdo social em quanto engajada nas causas de ecológicas das que participa o artista nas que as grandes extensões de lixo e a figura de Cristo são também elementos recurrentes.
Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
16/05/2010.