Retrato de Lily Hidalgo

A retratística é um dos grandes gêneros dos artistas cubanos da Academia de San Alejandro de entre séculos. Este retrato de Armando García Menocal, é representativo da carreira de um artista destacado e formado no mais tradicional gosto acadêmico, que tivera dentro de sua produção dois grandes vertentes, o retrato e a pintura histórica. Menocal que concluiria sua formação com apenas 17 anos complementando seus estudos, como muitos de seus colegas, com uma viagem a Europa, no seu caso a Espanha (1880),regressa a Cuba em 1890 sendo nominado professor e diretor da Academia de San Alejandro na cátedra de paisagem.
O “Retrato de Lily Hidalgo”, demonstra a capacidade do artista para captar os rasgos fundamentais da retratada que o artista decide captar ao ar livre envolvida pela natureza, reafirmando a beleza sadia da criança. O pintor tem um tratamento cuidadoso com os detalhes do vestuário nos que é possível apreciar de forma quase táctil a textura delicada e transparente dos tecidos e rendas junto a maciez do cetim dos lazos da cabeça e cintura que reforçam o leve tom rosa do rosto e a boca da criança. O vestido branco com o qual o artista retrata sua modelo com a cabeça levemente inclinada e apoiando uma de suas mãos numa rocha, é um elemento que conjuntamente com o verde das ramas a seu redor coadjuva na construção de uma atmosfera de paz e inocência que embargam ao espectador perante o conjunto. O artista faz patente toda sua mestria como desenhista no acabado de pequenos e complexos detalhes como a mão sobre a rocha, o cabelo movimentado levemente pelo ar, o brilho do brinco na orelha e das diminutas pedras que adornam o lazo na cintura, assim como no olhar reflexivo da menina que a passivelmente contempla ao espectador.
Menocal é a figura que conjuntamente com Leopoldo Romañach direcionaram o ensino por novos rumos que conduziram ao desenvolvimento dos pintores vanguardistas.

Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
11/05/2010.

Artista

MENOCAL, Armando (1863/1905)

Data

1905/1910

Local

Havana, Museo de Bellas Artes

Medidas

100 x 120

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *