Sacrifício de Noé

“Registro inventarial: E 1; M 5761

A imagem remete ao livro do Gênesis 8,20:

“”Noé construiu um altar a Iahweh e, tomando de animais puros
e de todas as aves puras, ofereceu holocaustos sobre o
altar””.

A composição escalona-se em três planos: ao fundo, avista-se
a arca de Noé sobre o monte Ararat, na Armênia, designando o
fim do dilúvio. No plano intermediário, encontra-se Noé,
sacrificando em um altar os “”animais puros”” a Iahweh; no
primeiro plano, em meio a diversos animais domésticos, sua
família edifica uma nova morada e retira os utensílios
domésticos de um baú, ocasião para a exibição do talento do
ateliê Bassano para a natureza-morta e a pintura animalista.

Philippe Le Leyzour (1987) resume o histórico da obra.
Trata-se de uma réplica de ateliê que ingressa na coleção de
Luís XIV através de sua aquisição por La Feuille em 1671,
conforme instrui o inventário Le Brun de 1683 (publicado por
Brejon de Lavergnée em 1987). Ela integrava então um
conjunto de onze telas atribuídas aos Bassano que decorava a
grande ante-câmera do pequeno apartamento do rei, em
Versailles, chamada “”Salon”” ou “”Cabinet des Bassans””.

A obra é enviada a Bordeaux em 1803, enquanto as três outras
telas que compõem uma série consagrada à iconografia do
Dilúvio encontram-se hoje nos Museus de Marseille, Nancy e
no Louvre. Produto do ateliê, ela foi fundamentalmente
executada pelos filhos de Jacopo, talvez Francesco e
Leandro, sem excluir a participação eventual do próprio
Jacopo Bassano (1510c.-1592).

A versão assinada por Jacopo encontra-se na Galeria do
Palácio Episcopal de Kromeriz, na Morávia, República
Tcheca. Também ela conclui uma série de quatro quadros, aí
conservados e consagrados ao tema do Dilúvio: “”A Construção
da Arca””, “”Entrada dos Animais na Arca”” e “”O Começo do
Dilúvio””.

Esta tetralogia, com suas ricas possibilidades de
variações sobre o tema do noturno, conheceu enorme sucesso
e foi reiteradamente copiada pela casa Bassano e por seus
seguidores.

Luiz Marques
22/11/2011

Bibliografia:
1987 – P. Le Leyzour, Italie. Histoire d´une collection.
Catálogo da exposição, Bordeaux, Galerie des Beaux-Arts, pp.
50-52.”

Artista

BASSANO, Jacopo

Data

1590-1592c.

Local

Bordeaux, Musée des Beaux-Arts

Medidas

104 x 121 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

514P - Sacrifício de Noé

Autor

Luiz Marques

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