Sarcófago de Velletri

O famoso Sarcófago de Velletri, de enormes proporções, foi descoberto apenas em 1955 e pode ser datado dos anos finais de Adriano ou do primeiro decênio de Antonino Pio, anos nos quais a decoração dos sarcófagos com relevos mitológicos atinge uma primeira plenitude.

Sua forma, prefigurada na Grécia e desenvolvida na Ásia Menor, é a de uma casa com a tampa como um telhado, à imagem de um palácio de Hades ou de um templo funerário de um herói, um heroon. Mas há igualmente uma alusão a uma cena de teatro – o teatro da vida. Com efeito, Andreae (p. 225) sugeriu uma relação com o discurso do mago Gobryas no diálogo Axiochus do Pseudo-Platão, relevante para a emergência do platonismo médio nos anos de Adriano.

No registro inferior, vê-se uma cena do rapto de Perséfones. No centro do registro médio, sobre o trono, Hades e Perséfones. Nas laterais desse mesmo registro, dois mitos aludem à ideia de vida após a morte: Hércules traz Alceste do mundo subterrâneo para seu marido Admeto (direita), tema que se encontra também em pinturas murais de catacumbas, e Hermes ressuscita Protesilaus para sua jovem noiva, Laodâmia, por algumas horas.

A tese de Andreae é que, com Adriano, o além-túmulo toma forma, figura, explicita-se, abandonando o caráter vago e apenas poeticamente alusivo do Elísio, nos anos de Augusto.

Luiz Marques
22/06/2011

Bibliografia:
1977 – B. Andreae, The Art of Rome, New York: Abrams, p. 225
2008 – P. Zanker, B. C. Ewald, Vivere con i miti. L´iconografia dei sarcofagi romani. Turim: Bollati Boringhieri, p. 30

Artista

Arte Romana

Data

130/ 150c.

Local

Velletri, Museo Civico

Medidas

desconhecidas

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

12Plut - Plutão, Hades; 12Mer1 - Hermes ressuscita Protesilaus; 70 - Hércules e seu ciclo; 432 - Sarcófagos e outros relevos funerários

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *