Suicidio de Catão

Sobre as fontes textuais antigas e modernas de Marcos Pórcio Catão (95-46 a.C.), morto suicida em Útica, ver seu retrato no Museu de Rabat* e as representações deste suicídio a partir de Beccafumi* em 1519-1520.

Com seu Morte de Catão, Jean-Paul Laurens (1838-1921) apresenta-se no Salon de 1863, obtendo reconhecimento, após uma fracassada tentativa de obter o Prix de Rome. A cena imaginada por Laurens nada mais tem a ver com as que a tradição havia legado. Ao invés de levantar os olhos para uma sorte de mundo transcendental para o qual, à maneira de um mártir, está prestes a partir, Catão fita perturbadoramente o observador. O quarto que o cerca já não é o espaço interno da tenda de um acampamento militar, por vezes adornado com o adereço retórico da base de uma coluna. O ato de se transpassar a espada parece ter lugar em uma sórdida água-furtada e a solidão do herói parece absoluta, suspensa no tempo e alheia à narrativa, plutarquiana ou outra.

A carreira sucessiva de Laurens permanecerá marcada pela temática histórica, antiga, medieval e mesmo contemporânea, como a Execução do Duque d´Enghien e Os últimos momentos de Maximiliano. Suas obras possuem não-raro cunho oficial, tais como as que executa para o Panthéon, o Théâtre de l´Odéon, o Hôtel de Ville, etc.. Mas com este Suicídio de Catão, de 1863, atinge-se substancialmente o termo do longo percurso do gênero Pintura de História, que tinha por referência privilegiada as fontes textuais e visuais da Antiguidade greco-romana. O gênero se torna anacrônico na mesma medida em que se aprofunda a crise da tradição clássica. O próprio Laurens parece já não compreender as relações profundas que interligam imagem e texto no âmbito desta tradição e tenderá a investir no pitoresco, ao reconstituir preciosamente os ambientes, e a procurar em seus temas uma dimensão individual que não lhes é própria.

Luiz Marques
14/02/2010

Artista

LAURENS, Jean-Paul

Data

1863

Local

Toulouse, Musée des Augustins

Medidas

158 x 204 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

354B - Suicídio de Catão de Útica

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *