Trabalhador da roça

A litografia foi realizada para ilustrar o livro “Brasil Pitoresco”, dos franceses Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado entre 1859 e 1861. As fotografias foram utilizadas como base para as litografias realizadas na Maison Lemercier, em Paris.

Apenas algumas fotografias de Frond correspondem diretamente a trechos do texto de Ribeyrolles. Nas litografias “Trabalhador da roça” e “Negra da roça” os personagens foram representados em primeiro plano, ambos seguram instrumentos de trabalho, possuem um porte altivo e vestes rasgadas. A paisagem foi tratada de forma simplificada, o que serviu para destacar ainda mais as figuras. Ribeyrolles comentou em vários trechos do livro sobre as fazendas, “viveiros de escravos”, onde o trabalho penoso era realizado sob um sol abrasante:

“…E que estranhas figuras, que curiosos maltrapilhos! Mais rica em andrajos só conheço a Irlanda. Sendo que os negros, filhos do sol, ainda se vestem melhor do que os filhos do norte, e alguns eu vi sair dos matos virgens verdadeiramente esplêndidos nos trapos. Ostentam, descuidosos, a nudez mais ousada, e franjas de miséria que desafiam um Callot ou um Gavarni. Para que descrevê-los? A pena é inferior ao raio. E nas estampas de Victor Frond, que ilustram este livro, encontrarão os leitores esses males e esses tipos”.

O francês Pierre Gavarni (1804-1866) foi pintor, desenhista e litógrafo, próximo ao círculo de Daumier. Jacques Callot, (1592-1635) gravador e desenhista francês, realizou uma interessante série de desenhos e gravuras representando os mendicantes de Paris.

Maria Antonia Couto da Silva
27/01/2011

Bibliografia:
1980 – Ribeyrolles, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, [1859], v.2, p. 54.

Artista

FROND, V. (fotografia); CHARPENTIER (litografia).

Data

1859/1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1514 - Os Trabalhos do Campo; 1546 - A Escravidão Negra; 1548 - O Escravo e a Escravidão; 1556 - O Escravo na Lavoura

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *