Tríptico Cagnola

Registro inventarial: inv. N. 9258

Assinado: JACOBUS DE CASENTINO ME FECIT

Conhecido como Tríptico Cagnola (do nome de seu antigo
proprietário, Guido Cagnola, que o doou aos Uffizi em 1947),
o presente tríptico representa, ao centro, a Madona e o
Menino Jesus ao trono entre quatro anjos, SS. Bernardo e S.
João Batista. Nas abas laterais, S. Francisco recebendo os
estigmas, Santa Margarida, uma santa mártir (Lúcia?) e a
Crucificação entre a Virgem e S. João Evangelista.

A divisão da aba esquerda em dois registros não é comum,
mas, como faz notar Miklos Boskovits, citando justamente
esta e outras obras contemporâneas, ocorre ocasionalmente
como um traço de arcaísmo.

Dentre as mais de 20 obras que lhe são atribuídas com
segurança, esta é a única assinada por Jacopo del Casentino
(1290/1300-1358?). Ela encontrava-se originariamente à volta
do tabernáculo do palácio da Arte della Lana em Florença,
também pintado por Jacopo del Casentino, conforme afirma
Giorgio Vasari na Vida que dedica ao pintor já em 1550,
bastante ampliada em 1568.

A obra é de bela e delicada qualidade e bem atesta a
pertença de Jacopo, juntamente com pintores como o Maestro
di Santa Cecilia e outros, à vertente “miniaturística” ou
“miniaturist tendency”, tal como Richard Offner define certa
interpretação heterodoxa (sensível em particular à arte de
Siena) da monumentalidade de Giotto na primeira metade do
século XIV na Toscana.

Segundo Vasari, Jacopo del Casentino trabalha sobretudo em
Florença e em Arezzo, sendo mestre de dois pintores líderes
nessas cidades, na segunda metade do século XIV, isto é,
Agnolo Gaddi e Spinello Aretino.

Duas obras datadas de 1339 e de 1342 pontuam sua atividade
no segundo quarto do século XIV. Ademais, conforme reporta
Tartuferi (2004), um testamento de 16 de novembro de 1347
menciona “Iacobus de Casentino” como o pintor de “figuram et
storiam beati Martini” em uma capela na igreja dominincana
de S. Maria Novella em Florença.

Jacopo é um veterano em 1339 pois é elencado como
Conselheiro no documento de fundação da Compagnia di San
Luca, a guilda dos pintores de Florença. Na segunda redação
das “Vidas”, em 1568, Vasari transcreve o inicio desse
documento:

Questi capitoli et ordinamenti furono trovati e fatti da´
buoni e discreti uomini dell´Arte de´ Dipintori di Firenze
et al tempo di Lapo  Gucci dipintore, Vanni Cinuzzi
dipintore, Corsino Buonaiuti dipintore, Pasquino Cenni
dipintore, Segna d´Antignano dipintore. Consiglieri
furono Bernardo Daddi e Iacopo di Casentino dipintori,
e  camarlinghi Consiglio Gherardi e Domenico Pucci
dipintori
.

“Estes capítulos e ordenamentos foram redigidos e feitos por
bons e idôneos homens da Arte dos Pintores de Florença, ao
tempo de Lapo Gucci, pintor, Vanni Cinuzzi pintor, Corsino
Buonaiuti pintor, Pasquino Cenni pintor, Segna d´Antignano
pintor. Conselheiros foram Bernardo Daddi e Jacopo del
Casentino pintores, e camarlengos do Conselho, Gherardi e
Domenico Pucci pintores”.

Luiz Marques
07/12/2011

Bibliografia:
1923 – R. Offner, Jacopo del Casentino: integrazione della
sua opera, in: “Bollettino d´arte”, 17, pp. 248-284.
1930 – R. Offner, A critical and historical corpus of
Florentine painting, Seção 3, The fourteenth century, Vol.
II, parte 2. Works attributed to Jacopo del Casentino,
Florença
1967 – M. Boskovits, “Der Meister der Santa Verdiana.
Beiträge zur Geschichte der florentinischen Malerei um die
Wende des 14. und 15. Jahrhunderts”. Mitteilungen des
Kunsthistorischen Institutes in Florenz, 13, ½, pp. 31-60,
p. 34.
1984 – M. Boskovits, A critical and historical Corpus of
Florentine Painting, Seção 3, The fourteenth century, Vol.
IX: The painters of the miniaturist tendency, Florença 1988 –
L. Bellosi, »Maestro dell´Annunciazione Spinola». Umbri e
toscani tra Due e Trecento. Turim, pp. 59-69.
1992 – M. Ciatti, T. Cianfanelli, C. Castelli, “Madonna in
trono con Bambino, fra santi e angeli: Jacopo Landini detto
Jacopo del Casentino (Pratovecchio 1290? – 1349?)”. OPD
restauro, IV, pp. 170-174.
2004 – A. Tartuferi, “Jacopo del Casentino”. Dizionario
Biografico degli Italiani, vol. 62, ad vocem.

Artista

Jacopo del Casentino

Data

1330/ 1340

Local

Florença, Galleria degli Uffizi

Medidas

39 x 42 cm

Técnica

Têmpera sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

OCIDENTE MEDIEVAL

Index Iconografico

711 - A Virgem com o Menino Jesus; 712A - A Virgem com o
Menino Jesus e Santos (Sacra Conversação); 806 - Imagens e
Ciclos Biográficos de santos; 806Berna - S. Bernardo; 806Fran
- S. Francisco; 806Marg - Santa Margarida

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *