Tumba de Luca Savelli

Sobrinho de Honório III (Cencio Savelli, 1216-1227), Luca Savelli (1190-1266) foi líder de uma das mais proeminentes famílias romanas cuja genealogia remonta ao século VII, quando um Savelli é eleito papa Bento II.

Por ocasião da morte de seu tio, Honório III em 1227, e na qualidade de Senador romano, Luca Savelli coloca-se ao lado do imperador Frederico II Hohenstaufen, aliança proveitosa porquanto vale à sua família um feudo sabino. Em 1234, Luca Savelli pôs-se à testa de uma revolta contra Gregório IX (Ugolino di Anagni) que levou ao saque do Palácio Laterano e colocou importantes territórios da campanha lacial sob a jurisdição da Comuna de Roma.

O sarcófago antigo decorado com sátiros, festões e os retratos dos defuntos do século III, foi adaptado provavelmente por Arnolfo di Cambio (1235-1310) para servir de base para o sepulcro de Luca Savelli com as armas de sua família e, no topo, um pequeno tabernáculo com a Virgem em trono com o Menino. No sepulcro foram depostos seus despojos, bem como os de sua esposa, Vana Aldobrandeschi dei Conti di Santa Fiora, e de seu filho, Giacomo, papa sob o nome de Honório IV (1285-1287).

Luiz Marques
29/05/2011

Artista

Arnolfo di Cambio

Data

1266

Local

Roma, Santa Maria in Aracoeli

Medidas

desconhecidas

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

OCIDENTE MEDIEVAL

Index Iconografico

432 - Sarcófagos e outros relevos funerários; 508 - Mausoléus, tumbas, sarcófagos, lápides

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *