O Antigo Testamento (1 Reis 4-6). é a fonte desta cena da construção do Templo de Jerusalém pelo rei Salomão, cujo reinado estende-se por quarenta anos (968 – 928 a.C.). Salomão obedece à ordem de Iahweh transmitida a seu pai, o rei Davi: “Teu filho, que colocarei no trono em teu lugar, é quem construirá um Templo para meu Nome”.
Salomão manda construí-lo com cedros e ciprestes do Líbano, abatidos pelos sidônios, “no ano 480 após a saída dos filhos de Israel da terra do Egito” (960 a.C.). As dimensões do Templo – 30 metros de comprimento por 10 de largura e por 15 de altura – fornecem um padrão mais de uma vez imitado pelos templos cristãos, entre os quais a Capela Sistina.
Francesco di Stefano, chamado Il Pesellino (Florença, 1422 – 1457), trabalha nos anos iniciais do quinto decênio no ateliê de Fra Filippo Lippi, cujo estilo acusa-se com força nesta cena.
Trata-se possivelmente de um compartimento de predella de um retábulo desconhecido. Os volumes cúbicos em tons de cinza e rosa recordam a articulação de planos de matriz giottesca, tal como se observa, em especial, em Maso di Banco. A cena não mostra Salomão, mas Davi (reconhecível por sua cítara), presidindo o canteiro de obras, alusão ao versículo acima citado em que Davi aparece como destinatário primeiro da ordem de Iahweh.
Luiz Marques
25/01/2010
Bibliografia
E.P. Bowron, European Painting Before 1900 in the Fogg Art Museum, Cambridge (Mass.) 1990