“O gato branco designa o humor ou temperamento fleumático, um dos quatro temperamentos que constituem o sistema humoral humano, cada um deles caracterizado pelo predomínio de um determinado humor:
1. a bile negra, humor de qualidade fria e seca, ao qual corresponde em termos psicológicos o tipo melancólico (atra bilis ou mélaina colé, de onde melancolia).
2. o fleugma, humor de qualidade fria e úmida, com seu correlativo tipo psicológico fleumático;
3. o sangue, humor de qualidade quente e úmida, ao qual corresponde, em termos psicológicos, o tipo sanguínio;
4. a bile amarela (ou vermelha), humor de qualidade quente e seca, engendrando o tipo psicológico colérico.
De Hans Baldung Grien (1484/5 – 1545), pintor e gravurista suábio ativo sobretudo em Estrasburgo, de extravagante imaginação e um forte pendor por feitiçaria e por temas macabros e eróticos, conserva-se um pendant desta obra, também na Alte Pinakothek de Munique, representando a Prudência, com o espelho, seu atributo, e um cervo (símbolo da melancolia?).
Baldung é o primeiro a explorar em sentido abertamente erótico temas como o Pecado Original ou, como no presente caso, alegorias da música e dos temperamentos. Outra singularidade é a associação da música com o temperamento fleumático. Na realidade, não parece inequívoca a leitura iconográfica dessa obra, nem a que ciclo programático originalmente pertença.
Luiz Marques
10/10/2010″