Nessa fotografia vemos a princesa Isabel, sentada ao piano, e a seu lado a baronesa de Muritiba, retratada em pé. A luz incide sobre o rosto das duas senhoras e acena evoca um momento de calma e tranqüilidade.
O espectador pode apreciar os detalhes da decoração do interior do Palácio Isabel, atual Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro. Cenas internas dos palácios e da vida cotidiana da família imperial foram conservadas em coleções particulares como da Princesa Isabel e Dom João de Orleans e Bragança.
Aparentemente, essas fotografias não circularam entre o público, restringindo-se à intimidade da família. No campo da pintura pode ser estabelecido, entretanto, um paralelo com obras das últimas décadas do século XIX, que mostraram o interior de residências de famílias abastadas, como “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto”, de Almeida Júnior (1891, Pinacoteca do Estado de São Paulo) e “Menina ao Piano”, de Aurélio de Figueiredo (1892, Coleção Fadel)*.
O fotógrafo Marc Ferrez tornou-se mais conhecido pelo registro de paisagens do Brasil, de obras de engenharia e também de trabalhadores urbanos nas ruas do Rio de Janeiro.
Maria Antonia Couto
11/04/2011
Bibliografia:
2003 – P. Vasquez. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo : Metalivros.