Registro inventarial: inv. n. 128
Enquanto Francesco Primaticcio (1504-1570) concebe e dirige a decoração da Chambre de la Duchesse d´Etampes, em Fontainebleau, com cenas da Vida de Alexandre o Grande (1541-1544), é capaz de executar também obras de pequeno porte como esta diminuta ardósia com a Sagrada Família, Sant´Ana (ou S. Elizabete) e S. João Batista menino.
A suprema elegância das figuras em torções difíceis, mas delicadas, o requinte cromático dos tons salmão-claro, vermelho, verde-musgo, amarelo e branco, a calibragem da composição, ao mesmo tempo piramidal e instável, mas sobretudo o impacto da arquitetura de anfiteatro que se recorta sob um céu azul-turquesa com nuvens prateadas, são elementos que asseguram a esta pequena obra-prima uma posição de escol nos desenvolvimentos mais felizes da maniera italiana na corte de Francisco I.
A arquitetura assume aqui excepcional desenvoltura no momento justamente em que Vignola encontra-se em Fontainebleau, coincidência ou eventual convergência já assinalada por S. Béguin, que lembra também a recorrência deste anfiteatro e desta colunada na Adoração dos Pastores de Primaticcio, no Museu de Berlim, e em uma gravura atribuída a Fantuzzi, segundo Rosso Fiorentino.
Atribuída quando na coleção Crozat a Parmigianino, a obra foi atribuída por Briganti a Primaticcio. Sempre segundo Béguin, ela proviria talvez da coleção J.-J. de Mesmes, caso em que se a poderia identificar com a Notre-Dame de Bologne sur de l´ardoise qui est fort belle e que J.J. de Mesmes mostrou em 1606 ao grande amateur e erudito Nicolas-Claude Fabri de Peiresc (1580-1637).
Luiz Marques
03/11/2010
Bibliografia
1972 – S. Béguin, in M. Laclotte, L´École de Fontainebleau. Catálogo da exposição, Paris, Grand Palais, p. 130
1990 – C. Eisler, Paintings in the Hermitage. New York, p. 192