A aquarela foi realizada durante uma expedição científica realizada entre 1817 e 1820. Louis de Freycinet e o pintor Jacques Arago reuniram-se a um grupo de pesquisadores, entre médicos e botânicos, para estudar o magnetismo da Terra no hemisfério sul.
Arago, que participou da expedição como pintor amador, foi responsável pela maior parte dos desenhos publicados no livro “Voyage Autour du Monde” [Viagem ao Redor do Mundo], de Freycinet.
Entre as cem gravuras que ilustram o livro apenas sete são referentes ao Brasil. Essa aquarela, de autoria de Alphonse Pellion, foi realizada no contexto da expedição mas não foi reproduzida no livro.
O artista reproduziu com grande habilidade a variedade de formas e de cores dos ornamentos de distinção da etnia cabock, do Pará.
As gravuras do livro referentes ao Brasil são: Detalhes de uma casa da cidade; Vista da Praia Grande; Vista da nossa Senhora da Boa Viagem; Vista da Sala de Espetáculos na Praça do Rocio no Rio de Janeiro, Vista do Aqueduto e Elevação de um Moinho de Vento.
Maria Antonia Couto
14/03/2011
Bibliografia:
1826 – L. de Freycinet. Voyage autour du monde. Paris : Pillet Ainé.
2001 – Iconografia brasileira – Coleção Itaú. Org. P. C. do Lago. São Paulo : Itaú Cultural.