Registro inventarial: inv. 1895-9-15-496
Há duas possibilidades de interpretação dessa cena de Carga de cavalaria. Ela pode ser entendida como uma primeira idéia de Michelangelo para composição da Batalha de Cascina, em estreito diálogo com a Batalha de Anghiari. Neste caso, a cena dos Banhistas viria a se desenvolver sucessivamente como uma contraposição a Leonardo.
Segunda possibilidade: esse encontro de cavalaria poderia constituir um esbolo de uma cena secundária no plano de fundo. Wilde [1953:n.3,5] pensa que, em função de sua hipótese de reconstituição [1944:78] do espaço disponível para o afresco sobre a parede leste da Sala del Gran Consiglio, a segunda possibilidade impõe-se, pois tanto o Encontro de cavalaria quanto os Banhistas devem ser considerados “como fragmentos de uma composição mais extensa”.
No que se refere, entretanto, ao tema, o autor afirma: “este esboço pode bem ser um estudo para o grupo principal”. Wilde lembra que, segundo a crônica de Filippo Villani, a vitória foi obtida por uma carga pelos flancos da cavalaria florentina e não seria assim despropositado conceder-lhe uma posição central na composição. A rapidez excepcional do desenho acusa sem dúvida o nervosismo de uma primeira idéia, seja para uma cena em primeiro plano, seja para o plano de fundo.
Luiz Marques
31/01/2011
Bibliografia:
1903-1938 – B. Berenson, The Drawings of the Florentine Painters. 3 vol. Chicago, n. 1397C.
1953-1975 – J. Wilde, Michelangelo and his studio. Italian Drawings in the Department of Prints and Drawings in the British Museum. Londres: British Museum Publ. Ltd.. Reimpressão em 1975, pp. 14-16.