Esta Crucificação é uma das faces de um estandarte da Confraria de Santo Antonio Abade de Sansepolcro, comitente da obra a Luca Signorelli (1445-1523) em 1505. Esta é razão da presença tão saliente do santo aos pés da cruz.
A composição monumental, a proximidade inusual das figuras, o impacto dos vermelhos no perisoma do Cristo, no sangue que escorre pela cruz, nas vestes de João e de uma das mulheres pias, a paisagem mineral e escarpada, mas sobretudo a intensidade emocional do grupo da Virgem desfalecida no colo de uma das duas mulheres pias que a socorrem, são alguns dos elementos que fazem dessa Crucificação uma das obras-primas da pintura sobre cavalete de Signorelli.
Ao fundo, entre um arco formado por rochedos e estranhas formações cristalinas, o pintor representou um momento sucessivo do drama, o da descida da cruz e da deposição do corpo no chão. A cena se recorta sobre uma paisagem marítima e um casario moderno.
O céu evolui em um degradé de verdes, com nuvens de mesma tonalidade, uma das quais mostra um rosto em perfil, enigmático procedimento já utilizado por Mantegna.
No verso da tela, Signorelli representou S. Eloi, S. Antonio Abade e, em escala menor, quatro membros da confraria.
Luiz Marques
26/01/2011
Bibliografia:
2001 – T. Henry, L.B. Kanter, Luca Signorelli. Paris, Hazan, p. 144 e 211