Registro inventarial: inv. 1478
A Hidra de Lerna é o monstro nascido de Typhon e de Equidna
com cujo sangue Hércules, após matá-la, envenena suas
flechas. Deste mesmo sangue sairá também o filtro de amor
dado a Dejanira pelo centauro Nessos, mortal para Hércules.
Os dois quadrinhos de Antonio Pollaiuolo (1432c.-1498) com
os Trabalhos de Hércules, vale dizer, o “Hércules e Anteus”*
e este “Hércules e a Hidra de Lerna”, devem estar
relacionados – possivelmente como retomadas tardias – aos
três grandes Trabalhos de Hércules pintados por Pollaiuolo
em 1460 para Piero il Gottoso e destinados à Sala Grande do
Palácio de Via Larga.
Com a expulsão dos Medici em 1494, essas obras foram
expropriadas pela República em 1495 e depois perdidas.
Alessandro Cecchi, in Vaccari [2001], data ambas as
tavolette de 1470c., em concomitância, portanto, com
a provável data do relevo de Hércules e a Hidra sobre a
couraça do retrato-busto (Jacopo Bracciolini?) em terracota
de Jovem em armadura, do Museo Nazionale del Bargello (50
cm., inv. 166 M), conhecido apenas desde o século XIX e
copiado por Van Gogh.
As duas composições parecem espelhar-se na contração
absoluta dos corpos na luta contra Anteus e na abertura
estelar do corpo de Hércules na luta contra a Hidra.
As longínquas e fantásticas paisagens de ambos os
quadrinhos, embora em mau estado de conservação, parecem
antecipar as paisagens de Leonardo da Vinci e são talvez
mesmo precedentes imediatos do artista.
Luiz Marques
08/01/2011
Bibliografia:
1972 – L.D. Ettlinger, “Hercules Florentinus”. Mitteilungen
des kunsthistorischen Institut in Florenz, XVI, 2, 119 p.
42.
1978 – L.D. Ettlinger, Antonio and Piero Pollaiuolo.
Complete edition with a Critical Catalogue. Londres: Phaidon
2001 – – M. G. Vaccari, Pollaiolo e Verrocchio? Due ritratti
fiorentini del Quattrocento, Florença, pp. 53-57.