O “Monumento a José de Alencar” (1897) de Rodolfo Bernardelli traz em sua base quatro belíssimos medalhões, em que há retratos de Martim, Iracema, Peri e Cecília, personagens dos romances “O Guarani” (1857) e “Iracema” (1865).
No medalhão “Martim” o artista representou o personagem como um nobre europeu, com uma barba curta e os cabelos não muito longos, portando um chapéu de aba larga adornado com plumas e vestindo uma camisa pregueada.
Nesse retrato Bernardelli procurou enfatizar a origem portuguesa do personagem, provavelmente com o objetivo de criar uma contraposição à representação do índio, com a floresta ao fundo, existente no medalhão “Peri´.
Maria do Carmo Couto da Silva
07/03/2011
Bibliografia:
2011 – M.C. Couto da Silva. Rodolfo Bernardelli, escultor moderno: análise da produção artística e de sua atuação entre a Monarquia e a República. Campinas,SP: [s. n.]. Tese de Doutorado em História da Arte, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP, p.104.
(continua no texto que acompanha a imagem 10)