Na Itália, não se conhecem representações autônomas da
Fortuna, correlativa latina da Nêmesis* de
Albrecht Dürer (1501-1502), antes de uma obra de datação
incerta, mas possivelmente também dos primeiros anos do
século, a Occasio et Poenitentia, afresco transferido
sobre tela, atribuído à escola de Mantegna, no Palazzo
Ducale de Mântua.
Obra de qualidade modesta, ela é com toda a probabilidade
uma cópia de um desenho ou de um original perdido de
Mantegna, inspirada, como já proposto por Warburg e por
Lightbown [1986:484], no epigrama XIII de Ausônio, In
simulachrum Occasionis et Poenitentiae (outras propostas
de identificação reportadas por Lightbown parecem menos
convincentes).
Em todo o caso, a composição de Mantegna é decerto o modelo
da belíssima “Ocasião e o Arrependimento”, pintada em 1541
por Girolamo da Carpi para a Camera della Pazienza,
no castelo de Ferrara, hoje no Museu de Dresden, inv. 142.
Desse mesmo decênio devem-se possivelmente datar os dois
bronzes representando a Occasio de Danese Cattaneo
no Museo Nazionale del Bargello, em Florença.
Luiz Marques
03/11/2011