Página de posts

A Constituição de Rômulo

“Fundada Roma por Rômulo sobre o Palatino, que ele fortifica, e adotados os ritos de Evandro (1,7), Tito-Lívio narra no cap. 8 do livro I que:

“”reunido em assembleia o povo, que não podia unificar-se em um único organismo senão com leis, Rômulo ditou normas jurídicas; e considerando que estas só apareceriam como invioláveis àquela gente ainda tosca se surgissem … Continue lendo...

A comunhão de São Jerônimo

“O tema do quadro, a última comunhão de S. Jerônimo, baseia-se em falsos de inícios do século XIV: três cartas transmitindo detalhes sobre a vida de S. Jerônimo, de autoria talvez de um frequentador dos círculos dominicanos de Roma. Pretendiam-se elas escritas pelo sucessor do santo, Eusébio de Cremona, e uma delas narrava em detalhe a cena de sua morte, … Continue lendo...

A Circuncisão de Jesus Cristo

“Pintada por Orazio Gentileschi (1563-1639) entre 1605 e 1607
para o altar maior da Chiesa del Gesù, a igreja dos jesuítas
de Ancona, a obra representa a circuncisão de Jesus, ato
pelo qual se exprime sua obediência à Lei mosaica, mas
também o momento primeiro de efusão de seu sangue, pelo
qual se revela sua humanidade.

Como nota Keith Christiansen, … Continue lendo...

A casta Suzana e os Velhos

Registro inventarial: inv. 241

Transplantada para um noturno de uma villa
palladiana, a casta esposa de Joaquim – rico personagem
judeu do exílio babilônico (Daniel, 13) – tenta repelir os
velhos que a surpreendem em seu banho com a intenção de
violá-la ou, diante de sua recusa, caluniá-la. Condenada à
morte, Suzana será inocentada por Daniel.

Em uma passagem de … Continue lendo...

A Castração de Uranos

“Na Teogonia (133, 166), Hesíodo descreve o ato pelo qual Cronos (Saturno) castra o pai, Uranos:

E o grande Uranos veio, trazendo a noite e envolvendo Gaia, sedento de amor [por Gaia]; ei-lo que se aproxima e se expande em todos os sentidos. Mas o filho, de seu lugar, estende a mão esquerda, enquanto com a direita toma da longa Continue lendo...

A carta

Numa página de um dos cadernos de desenho (publicado pela
Editora da Unicamp) de Eliseu Visconti (1866-1944),
apresentando dois perfis de uma mulher que leva um lenço aos
olhos, aparece a seguinte inscrição a tinta, obviamente
efetuada em data posterior à dos esboços:

“1ª esquisse do quadro ‘Más noticias’ que está na Pinacoteca
de S. Paulo”.

Segundo os arquivos da … Continue lendo...

A Carioca

A alegoria da Carioca é representada por uma mulher forte, nua, com longos cabelos negros, sentada em uma rocha com rico panejamento em branco e vermelho, acima das águas do rio Carioca, em meio à paisagem.

Pedro Américo (1843-1905), pintor de formação neoclássica no Brasil e com longo aprendizado na Europa, parece ter como modelo para a produção de sua … Continue lendo...

A Beata Ludovica Albertoni

A escultura Beata Ludovica Albertoni é uma das últimas obras de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Encontra-se sobre o altar da capela lateral dedicada a Sant’Anna, localizada no transepto da Igreja de San Francesco a Ripa, no Trastevere em Roma, onde se encontram os restos mortais da beata.

Ludovica Albertoni (1473-1533) foi uma religiosa nascida de uma nobre família italiana. Casada … Continue lendo...