Conservam-se de Esteban Chartrand aproximadamente 100 paisagens, das quais este é um exemplar representativo.
Considerado um dos principais expoentes da temática paisagística do século XIX em Cuba, esta obra mostra a visão romântica que lhe é peculiar e onde se destaca a influência da escola de Barbizon.
Não obstante a presença de elementos distintivos da paisagem cubana, como as palmeiras, as cores da paleta do pintor remetem a outras latitudes, o brilho da luz tropical é suavizado por uma iluminação crepuscular que tinge o ambiente de certa melancolia. Domesticada pela composição, a natureza europeíza-se. Orientado sempre por sua formação acadêmica francesa, iniciada em Paris em 1834, Chartrand cultiva durante toda sua carreira o tema da paisagem de uma perspectiva bucólica, intercalando em algumas de suas obras elementos da arquitetura rural cubana sem renunciar à idealização. Como escreve a historiadora cubana, Adelaida de Juan, “nuestro campo se convierte en una visión idílica de una Arcadia con palmeras”.
Monica Villares Ferrer, Mestre em História da Arte.
03/05/2010
Bibliografia
JUAN, Adelaida de, Pintura cubana, temas y variaciones. La Habana: Editorial Feliz Varela, 2006, p. 14.