Registro inventarial: inv. 8998
A cena representa o momento em que, já vencedor do monstro marinho (representado no canto inferior direito) que devastava o reino etíope de Cefeu e Cassíope, pais de Andrômeda, Perseu solta os grilhões que a atavam ao rochedo, recebendo em seguida sua mão em casamento. Ambas as figuras, de alta qualidade, pertencem claramente ao repertório da estatuária o que explica seu caráter algo hierático.
A composição, similar à imagem do reverso de uma moeda, um Deultum, do Imperador Macrinus (217-218), deriva provavelmente de uma perdida pintura de Níkias, pintor ateniense da segunda metade do século IV a.C., colaborador de Praxíteles e, segundo Plínio, autor de uma Calipso, uma Io e uma Andrômeda, posto que “habilíssimo pintor de mulheres” (H.N., XXXV, 131: Nicia Atheniense, qui diligentissime mulieres pinxit).
Luiz Marques
21/06/2011
Bibliografia
1994 – S. De Caro, Il Museo Archeologico Nazionale di Napoli. Nápoles: Electa, p. 178