Registro inventarial: inv. 572
Como precisa Jeniffer Montagu no catálogo da exposição dedicada a Algardi (Bolonha, 1595-1654), Gaspare Mola (1580c.-1640) foi ourives e gravador da Casa da Moeda pontifícia, além de tio de seu sucessor e próximo amigo de Algardi, Gaspare Morone Mola (morto em 1669), notável medalhista milanês, gravador da Casa da Moeda de Mântua e de três Pontífices – Inocêncio X, Alexandre VII e Clemente IX – para os quais executa medalhas.
No que se refere à qualidade excepcional do modelado, a mesma autora chama a atenção para “o delicado tratamento do contorno dos olhos e o sedoso dos cabelos, elementos característicos do estilo de Algardi”.
Montagu entende o ressalto dado à mão, “forte e nodosa”, que surge do drapeado, como uma sugestiva alusão à habilidade manual do ourives e medalhista.
Mas é igualmente possível imaginar aqui uma recorrência a um traço da retratística antiga, alusiva à virtude do comedimento, avessa à fogosa gesticulação meridional. Em termos retóricos, esta virtude traduzir-se-ia pela adesão ao estilo ou temperamento ático em oposição ao asiático.
Exprimir-se ou fazer-se representar com o braço direito preso ao peito e imobilizado pela toga é, segundo Ésquines, signo de sophrosyne, de decoro e moralidade.
O discurso de Ésquines foi relacionado por Paul Zanker a uma vertente da estatuária antiga, exemplificada nas estátuas de Sófocles* nos Musei Vaticani (cópia romana de um original de 330 a.C.) ou de Ésquines* no Museu Archeologico Nazionale de Nápoles (cópia de idade Augusta de um original de 320 a.C.),
Na retratística moderna, o traço comparece com força, por exemplo, no Retrato do poeta Henry Howard, Conde de Surrey* por Hans Holbein o Jovem, no Museu de Arte de São Paulo, e novamente neste esplêndido retrato de Algardi.
Luiz Marques
05/02/2011
Bibliografia:
1995 – P. Zanker, Die Maske des Sokrates. Das Bild des Intellektuellen in der antiken Kunst. Trad. it., Turim, Einaudi, 1997, p. 55
1999 – J. Montagu, Algardi. L´altra faccia del barocco. Catálogo da exposição. Roma, p. 152