Retrato de D. Pedro II

“O retrato de D. Pedro II feito por Victor Frond foi utilizado para a realização da litografia que ilustra o álbum Brasil Pitoresco, de Frond e Charles Ribeyrolles, publicado entre 1859-1861. Até recentemente, não eram conhecidas fotografias originais de Frond. Em 1994, pesquisadores identificaram sete tiragens de fotografias em papel albuminado, pertencentes ao acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que trazem imagens da cidade de Salvador, Bahia. Já a fotografia de D. Pedro foi descoberta recentemente na coleção da Princesa Isabel.

No projeto editorial de Victor Frond o uso da litografia explica-se porque, na época, a publicação com fotografias coladas era um empreendimento arriscado e de alto custo. Como nota a pesquisadora Lygia Segala, não era possível então obter-se o pleno controle sobre a luz na reprodução em série nem sobre a fixação das imagens, que se alteravam ou esmaeciam com o passar do tempo.

A fotografia é interessante pela qualidade técnica e pela apresentação do retratado como monarca ilustrado, cercado por livros, na biblioteca do Palácio de São Cristóvão. A pose oficial, que inicia a publicação é diversa da imagem do imperador nas pinturas da época. Ao compararmos a fotografia original e a litografia (* retrato de D. Pedro II, litografia de Leon Noel) podemos verificar o grau de interferência do litógrafo: ele alongou a figura e suavizou um pouco os traços fisionômicos. Os panejamentos e os objetos decorativos foram trabalhados com muito cuidado pelo gravador francês, e o claro-escuro foi acentuado na gravura.

Maria Antonia Couto da Silva
21/11/2010.

Bibliografia:

LAGO, Pedro e Bia (coord.). COLEÇÃO Princesa Isabel: fotografia do século XIX. Rio de Janeiro : Capivara, 2008.

O OLHAR distante. MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, São Paulo, SP. O olhar distante. São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.

SEGALA, Lygia. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. 1998. 337 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Artista

FROND, Victor

Data

1858c.

Local

Coleção Particular

Medidas

7,5 x 5,5 cm

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1376 - O Monarca, o Príncipe e o Nobre; 1700C1 - Retratos contemporâneos; 1330 - O Intelectual;

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *