Registro inventarial: inv. n. 21
Na pequena circunferência sobre o parapeito, no canto inferior direito, está inscrito a figura de um cervo, emblema do artista, baseado na assonância capra / Capriolo. À volta, lê-se a data (1512), a assinatura de Domenico Capriolo (Domenicus, 1494-1528) e a idade do retratado (25 anos).
Vestido suntuosamente à veneziana, o jovem fidalgo mostra-se de perfil com a cabeça voltada para o espectador e o braço esquerdo sobre o parapeito projetado para o primeiro plano em um efeito espacial audacioso.
O jovem faz-se retratar na corte de seu palácio, em cujo nicho exibe-se uma estátua de Vênus, possivelmente do tipo da Venus pudica de Cnido, de Praxíteles. Parece clara a intenção do comitente da obra de emular o Cortile delle statue de Júlio II, que se havia enriquecido desde 1509 com a Venus felix, então apreciadíssima. Nas mãos, o retratado tem um livro, outro item de sua coleção.
Ao fundo, a igreja com uma fachada semelhante pode designar a relação do retratado com sua paróquia ou simbolizar um contraponto com a estátua de Vênus, no âmbito de uma concordantia entre cultura antiga e cristã.
Domenico Capriolo pinta este retrato aos 18 anos, ainda em Veneza. Trata-se, salvo engano, da primeira obra conhecida do pintor, melhor documentado em Treviso, onde se fixa em 1518, sendo ali assassinado por seu sogro, com quem manteve um longo diferendo acerca do dote de seu casamento.
O retrato provém da coleção Crozat, onde era citado no inventário de 1772.
Luiz Marques
03/11/2010
Bibliografia
1990 – C. Eisler, Paintings in the Hermitage. New York, p. 466