“Registro inventarial: 85.GG.39
À frente da colunada de um palácio que se perfila em
perspectiva, cenário perfeitamente adequado ao grandes dotes
de arquiteto de Baldassare Peruzzi (1481-1537), Ulisses
convida as filhas de Licomedes para averiguar o som das
trompetas e das armas que ele pedira de antemão a seus
companheiros para produzir no fito de suscitar em Aquiles,
disfarçado entre as jovens, uma reação marcial que o
denunciasse.
O tema mitológico baseia-se em Ovídio, Metamorfoses, XIII,
162-169. Fora predito a Tétis, mãe de Aquiles, que este
morreria em combate na Guerra de Troia, o que a leva a
tentar evitar a partida do filho para a guerra. Oculta-o
assim, travestido de mulher, entre as filhas de Licomedes,
rei dos Dólopos, na ilha de Scyros. Aquiles se apaixonará aí
por uma delas, Deidâmia, com ela gerando Neoptolemos.
O estratagema de Ulisses para descobrir Aquiles e engajá-lo
na guerra consistiu em oferecer dádivas femininas às jovens,
mas também uma espada, uma lança e um escudo. Ao ouvir sons
de cunho marcial, Aquiles, visto aqui na extrema direita da
composição, reage como um guerreiro, empunhando estes
presentes masculinos e destacando-se assim do grupo de
donzelas. Ulisses então exorta-o a lutar:
Nate dea, dixi, tibi se peritura reseruant
Pergama; quid dubitas ingentem euertere Troiam?
“”Filho de uma deusa, é a ti que Pérgamo espera para morrer;
o que esperas para derrubar a ingente Troia?””.
O presente desenho é preparatório para a série de quatro
afrescos ovais que Peruzzi pintou entre 1520 e 1523 na
loggia da Villa Madama, em Roma. Um segundo oval mostra
justamente a descoberta de Aquiles. Trata-se de uma das
primeiras representações desse mito na arte da Idade
Moderna.
Luiz Marques
20/04/2012
Bibliografia
1997 – N. Turner, in J. Walsh, Masterpieces of the J. Paul
Getty Museum. Drawings. Los Angeles: The J. Paul Getty
Museum, p. 17.”