Registro inventarial: inv. 1890, n. 502
A obra é também conhecida como a Virgem Medici, pois na Vida de Luca Signorelli (1445-1523), Giorgio Vasari afirma ter sido encomendada por Lorenzo de´ Medici, juntamente com o Pan, outrora em Berlim e considerado destruído durante a Segunda Grande Guerra:
Da Siena venuto a Firenze così per vedere l´opere di quei maestri che allora vivevano come quelle di molti passati, dipinse a Lorenzo de´ Medici in una tela alcuni Dei ignudi, che gli furono molto comendati, et un quadro di Nostra Donna con due Profeti piccoli di terretta, il quale è oggi a Castello, villa del duca Cosimo; e l´una e l´altra opera donò al detto Lorenzo, il quale non volle mai da niuno esser vinto in esser liberale e magnifico.
“Vindo a Florença, de Siena, para ver as obras dos mestres coevos e passados, pintou para Lorenzo de´ Medici sobre tela alguns do Deuses nus, muito elogiados, e um quadro de Nossa Senhora com dois Profetas pequenos monocrômicos, hoje em Castello, villa do duque Cosimo. E deu ambas as obras a Lorenzo, que jamais permitiu ser vencido em ser liberal e magnífico”.
A obra é mencionada no inventário dos bens de Lorenzo de´ Medici em 1492. Shearman [1975:18] propõe, contudo, identificá-la com um item do inventário de Lorenzo di Pierfrancesco de´ Medici.
Este tondo parece inaugurar a oposição entre três registros espaciais estanques e em confronto:
(a) ao fundo os nus em uma paisagem arcádica, similar ao Pan, que poderia mesmo ser um pendant deste tondo;
(b) os profetas e S. João Batista, que simbolizariam o mundo do Antigo Testamento;
(c) o grupo da Virgem sentada sobre a relva com o Menino que ensaia um passo.
Como foi frequentemente suposto, estes três registros significariam, respectivamente, o mundo ante legem, o mundo sub lege e o mundo sub gratia.
Tanto em termos formais como iconográficos, esta obra é certamente o mais direto precedente do Tondo Doni de Michelangelo. Na realidade, o Tondo Doni aparece como uma síntese dos tondos de Signorelli em Florença e em Munique, pois, como certifica Vasari, na Vida de Signorelli, Michelangelo nutria por ele uma particular admiração
Luiz Marques
26/01/2011
Bibliografia
1975 – J. Shearman, “The Collections of the Younger Branch of the Medici”, The Burlington Magazine CXVII, pp. 12-18
2001 – T. Henry, L.B. Kanter, Luca Signorelli. Paris, Hazan, p. 112