A casta Suzana e os Velhos

Registro inventarial: inv. 241

Transplantada para um noturno de uma villa
palladiana, a casta esposa de Joaquim – rico personagem
judeu do exílio babilônico (Daniel, 13) – tenta repelir os
velhos que a surpreendem em seu banho com a intenção de
violá-la ou, diante de sua recusa, caluniá-la. Condenada à
morte, Suzana será inocentada por Daniel.

Em uma passagem de suas Precisioni nelle Gallerie
Italiane. La Galleria Borghese
(1926/1928), Roberto
Longhi faz uma ardente e pioneira defesa de Jacopo Bassano
(1510c.-1592), sugerindo uma preciosa antologia do artista,
em que se inclui esta obra:

Ma tutto questo si accenna soltanto per fare intendere
meglio la necessità, per noi italiani, urgentissima, di
sondare a fondo il modo vivente di diramazioni spirituali-
pittoriche che si diparte da codesto misterioso re contadino
della pittura veneta cinquecentesca e per consigliare a
tutti i detrattori del Bassano – e detrattori, sebbene
involontari, sono anche coloro che si ostinano a trasferire
al Greco i momenti più ´lirici´ del Bassano – di ristudiarsi
a fondo, ovvero di studiar per la prima volta il
´Crocefisso´ di San Teonisto a Treviso che avanza l´ora di
Venezia, il ´San Paolo´ di Marostica che avanza quella di
Spagna, i due ´Apostoli´ di Modena, eletti al pari del
vecchio Tiziano, o la ´Susanna´ di Nîmes, più esagitata e
favolosa del Greco medesimo

“Mas a tudo isso se alude apenas para fazer entender melhor
a necessidade, para nós italianos, urgentíssima, de sondar a
fundo o modo vívido dos derramamentos espirituais-pictóricos
que emanam deste misterioso rei camponês da pintura vêneta
quinhentista e para aconselhar a todos os detratores de
Bassano – e detratores, ainda que involuntários, são também
os que se obstinam a transferir a El Greco os momentos mais
´líricos´ de Bassano – que reestudem a fundo, ou que estudem
pela primeira vez, o ´Crucifixo´ de San Teonisto em Treviso,
que avança a hora de Veneza, o ´São Paulo´ de Marostica que
avança a da Espanha, os dois ´Apóstolos´ de Modena, eleitos
em paridade com o velho Tiziano, ou a ´Suzana´ de Nîmes,
mais agitada e fabulosa que o próprio Greco”.

A “Suzana” de Nîmes ocupa nesta antologia seletíssima de
Longhi uma posição especial, pois se trata da última obra
datada do artista – 1585 – a atestar sua atividade em um
momento mais avançado do que fazia crer uma carta de seu
filho, Francesco, afirmando que Jacopo abandonara o pincel
em 1581 por causa da vista. Ballarin toma-a como referência
para caracterizar uma quinta e última maneira de Bassano,
entre as mais inspiradas.

Seu luminismo fantástico foi justamente comparado ao de
Rembrandt por Jean Habert, que faz também notar como Jacopo
trata o tema em registro mais dramático que sensual,
contrariamente à tendência habitual nessa iconografia.

Pode-se oportunamente acrescentar que o tratamento em
registro grava da obra remete a uma tradição propriamente
dramatúrgica na qual o tema da casta Suzana ocupa uma
posição de escol. Desde 1524, com efeito, Frei Tibortio
Sacco publica sua Tragedia nova intitolata Sosanna,
raccolta da Daniello profeta
[Veneza], bom exemplo de
transição entre a sacra rappresentazione e a
emergente forma tragédia. Trata-se de um precedente para a
mais popular das peças sobre o tema da casta Suzana no
século, a de Sixt Birck, publicada em 1537, com a indicação
comedia tragica. Bassano levará a seu ápice, em
pintura, a tragédia de Suzana.

Foi observado que o velho pintor talvez homenageie Tiziano
na figura do ancião do segundo plano.

Luiz Marques
17/09/2011

Bibliografia:
1926/1928 – R. Longhi, Precisioni nelle Gallerie Italiane.
La Galleria Borghese. Opere Complete, vol. II, Florença, p.
295.
1966 – A. Ballarin, Chirurgia bassanesca (I), Arte veneta,
xx, pp. 112-136.
1992 – F.M. Aliberti Gaudioso, in B. L. Brown, P. Marini,
Jacopo Bassano c. 1510-1592. Catálogo da exposição, Bassano
del Grappa e For Worth, p. 191.
1998 – J. Habert, C. Loisel Legrand, Bassano e ses fils dans
les musées français. Catálogo da exposição, Paris, Louvre,
Les dossiers du musée du Louvre, p. 73.

Artista

BASSANO, Jacopo

Artista

BASSANO, Jacopo

Data

1585

Local

Nîmes, Musée des Beaux-Arts

Medidas

85 x 125 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

552.10 - A casta Suzana e os Velhos Tags:

Autor

Luiz Marques

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