Edmond Bacot estudou pintura na Escola de Belas Artes de Paris, e freqüentou o ateliê do pintor Paul Delaroche, onde estudaram outros futuros grandes fotógrafos como Charles Nègre e Gustave le Gray, entre outros. Ele manteve uma relação de amizade com a família de Victor Hugo, com quem compartilhava os ideais republicanos.
Bacot realizou uma documentação fotográfica detalhada das igrejas na cidade de Rouen e arredores.
Como nota Sabine Roulleau, nessa imagem ele escolheu um ponto de vista oblíquo em relação ao edifício, elevado e perpendicular à exposição da luz.
O ponto de vista escolhido permitiu apreciar os detalhes da decoração escultórica, inacessíveis a olho nu, e a luz rasante contribuiu para destacar as esculturas.
O enquadramento e o recorte isolaram o fragmento do todo da fachada, conferindo-lhe a aparência de um baixo relevo.
No início do século XIX ocorreu na França a gradual revalorização do patrimônio arquitetural, em especial da arquitetura da Idade Média.
Em 1837, foi fundada a Comissão dos Monumentos Históricos, que criou, em 1851, a Missão Heliográfica, responsável pela documentação fotográfica dos principais monumentos e edifícios franceses. Muitos fotógrafos do período, mesmo sem trabalhar diretamente para o governo, dedicaram-se ao registro da arquitetura gótica.
Maria Antonia Couto da Silva
24/02/2011
Bibliografia:
1998 – S. Roulleau. «La production photographique d´Edmond Bacot au début des années 1850». In Victor Hugo: photographies de l´exil – en collaboration avec le soleil. Org. F. Heilbrun, D. Molinari. Paris : Rmn, pp. 181-183.