“(continuação do comentário à imagem de Bóreas, veja-se:
http://www.mare.art.br/detalhe.asp?idobra=3641)
Não se explica facilmente a presença dessa figura mitológica
em um livro de antífonas. Giorgio Vasari fornece nas Vite
di Fra’ Iocondo e di Liberale e d’altri Veronesi (1568)
algumas informações sobre a estada de Liberale da Verona em
Siena, na qual, segundo o biógrafo, ele se encontraria ativo
desde 1466, a decorar os manuscritos da biblioteca do
cardeal Francesco Todeschini Piccolomini (1439-1503),
sobrinho de Pio II (1458-1464) e papa por apenas 26 dias em
1503 com o nome de Pio III. Acerca dos sucessivos Graduais
ou Antifonários ornamentados para a Catedral de Siena,
Vasari escreve:
Miniò anco per il Duomo di quella città alcuni libri di
canto fermo; e vi sarebbe dimorato più e fatto molte opere
che aveva per le mani, ma cacciato dall´invidie e dalle
persecuzioni, se ne partì per tornare a Verona
“”Iluminou também para a Catedral daquela cidade alguns
livros de canto; e nela se teria demorado mais e feito
muitas obras já a ele encomendadas, mas, expulso pela inveja
e pelas perseguições, dali partiu para retornar a Verona””.
Luiz Marques
07/03/2012
Bibliografia:
Séc. VIII a.C. – Hesíodo, Theogonia, texto e tradução por
Paul Mazon, Paris: Les Belles Letres, 1928, pp. 45-46.
8 d.C. – Ovídio, Metamorphoses, texto e tradução por Georges
Lafaye, Paris: Les Belles Lettres, vol. I, p. 9.
1568 – G. Vasari, Vite di Fra’ Iocondo e di Liberale e
d’altri Veronesi. Le vite de´ più eccellenti pittori,
scultori e architettori nelle redazioni del 1550 e 1568 –
Testo a cura di Rosanna Bettarini – Commento secolare a cura
di Paola Barocchi. 6 volumes, Florença, IV, pp. 560 e seg.
1960 – E. Carli, Miniature di Liberale da Verona dai Corali
per il Duomo di Siena. Milão: Aldo Martelli.
2007 – A. Nova, Il libro del vento. Florença: Marietti 1820,
p. 89.
2009 – R. Faustino, “”A origem do Universo em Ovídio””.
Língua, literatura e ensino, Revista da Unicamp, maio, vol.
IV, 2009, em rede.
“