Registro inventarial: inv. n. 6
Esta Alegoria da Música do pintor genovês, Gregorio de
Ferrari (1647-1726), é figurada como uma jovem mulher com
um turbante e uma pluma. Cantando e se acompanhando ao
alaúde, ela olha para cima em enlevo, enquanto é assistida
por um gênio com um trompete, talvez uma Alegoria da Fama.
Embaixo, vê-se um violoncelo e uma partitura.
A obra integra um conjunto de quatro sobre-portas destinado
a decorar o salão do segundo andar, o piano nobile,
do Palazzo Spinola, em Gênova. Seus temas foram descritos
pelo erudito lígure, Cavalier Carlo Giuseppe Ratti (1737-
1795), nestes termos:
due con figure di filosofi di Domenico Piola e due con
arti liberali di Gregorio di Ferrari.
No que se refere às duas obras de Piola, trata-se na
realidade também de uma “Alegoria da Música” e de uma
Carità romana. Gerhard Gruitrooy identifica a outra
Arte liberal pintada por Gregorio di Ferrari como uma
Astronomia, dada a presença do globo armilar (e não uma
Arquitetura, como proposto por Newcome-Schleier).
Aparentemente, o programa deste conjunto de sobre-portas não
obedece a nenhum concetto, no âmbito do qual esta
Alegoria da Música assume um significado intelectual.
Gavazza, Gruitrooy e Newcome-Schleier concordam em datar a
obra do final dos anos 1670, quando o pintor se dedica com
frequência a representações alegóricas das Artes Liberais.
Luiz Marques
16/11/2011
Bibliografia:
1766 – G. Ratti, Instruzione di quanto può vedersi di più
bello in Genova. Gênova, 2. edição, 1780, vol. I, p. 139.
1967 – P. Rotondi, La Galleria Nazionale di Palazzo Spinola
a Genova. Milão, pp. 84-85.
1971 – E. Gavazza, “Il momento della grande decorazione”. La
Pittura a Genova e in Liguria. Genova, 2. ed. 1987, vol. II.
1976 – G. Rotondi Terminiello, Fortuna delle incisioni
rubensiane a Genova. Saggio introduttivo all´edizione
genovese del Catalogo Rubens e Genova. Gênova, p. 14.
1987 – G. Gruitrooy, Gregorio de Ferrari (1647-1726), mit
einem kritischen Werkverzeichnis. Inaugural-Dissertation, p.
319)
1990 – E. Gavazza, F. Lamera, L. Magnani, La Pinttura in
Liguria. Il Secondo Seicento, Gênova, p. 266
1998 – M. Newcome-Schleier, Gregorio de Ferrari, Turim:
Artema. Catálogo 18a, p. 34.
2000 – L. Marques, in S. Ferino-Pagden, L. Marques,
Dipingere la Musica. Strumenti in posa nell´arte del Cinque
e Seicento. Catálogo da exposição, Cremona, p. 157.